cm-condeixa.pt / notícias / Parceria entre o Museu PO.RO.S e o Museu Nacional de Machado de Castro para divulgar obra de Manuel Filipe (1908-2002)
24 de Junho de 2024

O Museu PO.RO.S e o Museu Nacional de Machado de Castro organizaram duas exposições a partir da obra de Manuel Filipe (1908-2002), um pintor condeixense, que resultou de um desafio lançado pelo Plano Nacional de Artes, com o objetivo de assinalar o cinquentenário da Revolução de 25 de abril de 1974.

Para além das exposições, as quais reúnem cerca de 30 obras de Manuel Filipe, esta ação promoveu a circulação de obras originais do pintor pela escola secundária de Condeixa-a-Nova, bem como pelas escolas secundárias de Coimbra. Esta iniciativa contou com a colaboração de escolas, de museus e de municípios, e foi também acompanhada por um ciclo de palestras direcionadas aos jovens.

O Município de Condeixa-a-Nova e a equipa da Unidade de Gestão de Equipamentos Museológicos da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova sublinham a importância desta iniciativa, que permitiu a organização de uma exposição conjunta entre o Museu PO.RO.S e o Museu Nacional Machado de Castro, e que promoveu também a cooperação entre a cultura e o meio escolar, o que permitiu aos alunos terem obras originais de Manuel Filipe, um pintor que a maioria desconhecia e que foi um dos expoentes da pintura neorrealista, presentes nas suas escolas, e o que proporcionou também ao Município de Condeixa-a-Nova a oportunidade de divulgação da obra.

O balanço desta iniciativa é bastante positivo, pelo que outros municípios já se preparam para receber esta atividade no ano letivo de 2024-2025.

O concelho de Condeixa-a-Nova continua a afirmar-se cada vez mais no setor cultural, não só pela herança romana, mas também pela promoção e divulgação das obras de artistas condeixenses, de que são exemplo Manuel Filipe, Fernando Namora e Manuel Deniz-Jacinto, os quais foram o foco das 3 exposições inauguradas a propósito das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, que vão estar disponíveis para visita até janeiro de 2025.