cm-condeixa.pt / notícias / Obras de mais de 2 milhões vão modernizar Centro de Saúde de Condeixa
19 de Junho de 2024

Obras de mais de 2 milhões vão modernizar Centro de Saúde de Condeixa

O Município de Condeixa-a-Nova assinou recentemente o contrato para a requalificação do Centro de Saúde de Condeixa no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), cujas obras no valor de mais de 2 milhões de euros terão de estar concluídas até ao final do primeiro semestre de 2026.

O contrato foi assinado no passado dia 7 de junho, na sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, pelo presidente da Câmara de Condeixa, Nuno Moita, numa cerimónia que contou com a presença do ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e da ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

“Estamos a trabalhar contra o tempo, na medida em que este apoio implica que as obras estejam terminadas no 1º semestre de 2026. Contamos lançar o concurso nas próximas semanas e esperamos que não haja contratempos que possam comprometer os prazos, sob pena de perdermos esta oportunidade de investimento num serviço que é indispensável para os nossos munícipes”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

As obras resultam de uma candidatura aos fundos do PRR e destinam-se a requalificar ou adaptar o edifício para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência e/ou assegurar a acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

A intervenção proposta tem previsto um investimento de € 2.201.702,25 (dois milhões, duzentos e um mil, setecentos e dois euros e vinte e cinco cêntimos) acrescidos de IVA, com um apoio mínimo de € 2. 150.000,00 (dois milhões, cento e cinquenta mil euros), proveniente do PRR.

Recorde-se que as competências de manutenção, conservação e equipamento das instalações de unidades de prestação de cuidados de saúde primários, conhecidas por centros de saúde e unidades de saúde familiares, são agora responsabilidade dos Municípios, assim como as competências de gestão e execução dos serviços de apoio logístico das unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) que integram o Serviço Nacional de Saúde.