cm-condeixa.pt / notícias / Dia Internacional do Brincar: desafio 'Hora do Brincar' nas escolas do concelho de Condeixa-a-Nova
13 de Junho de 2024

As escolas do concelho de Condeixa-a-Nova aderiram, no passado dia 11 de junho, ao desafio “Hora do Brincar”, direcionado aos alunos do Jardim de Infância e do 1º ciclo do Ensino Básico, de forma a comemorar o Dia Internacional do Brincar.

Esta iniciativa, de caráter nacional e organizada pela Rede Territorial de Cidades Educadoras e pelo Grupo de Trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, teve como objetivo convidar as crianças a brincar de forma livre no espaço exterior da escola ou noutro espaço que permitisse o contacto com a natureza.

A “Hora do Brincar” contou, a nível nacional, com a participação de 54 cidades e de cerca de 160 000 crianças, numa iniciativa que pretende colocar a Rede Territorial Portuguesa numa posição de destaque na defesa desta causa e na comemoração deste dia ao garantir que milhares de crianças brincassem simultaneamente, numa atividade descentrada territorialmente, mas de forma concentrada.

Foi no passado dia 25 de março que a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 11 de junho como o Dia Internacional do Brincar, sendo 2024 o primeiro ano de celebração desta data.