cm-condeixa.pt / notícias / Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais e Festa da Família juntou centenas no Parque Verde
06 de Junho de 2024

Tradicionalmente, é no primeiro domingo do mês de junho que o Parque Verde da Ribeira de Bruscos, em Condeixa-a-Nova, se torna o ponto de encontro do tecido associativo e de várias famílias do concelho para o Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais e para a Festa da Família, as iniciativas com maior adesão por parte dos munícipes do concelho de Condeixa-a-Nova. Este ano, foi no passado dia 2 de junho que entidades, associações e famílias do concelho se juntaram para uma tarde de convívio e de partilha.

O Encontro Concelhio de Jogos Tradicionais, organizado pela Unidade de Desporto, Juventude e Associativismo da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, contabilizou, tal como nos anos anteriores, uma elevada participação por parte do movimento associativo, sendo que foram mais de 200 equipas que se inscreveram para representar as várias associações locais. Esta iniciativa tem como objetivo promover o movimento associativo local, bem como preservar as tradições e os costumes da região. Simultaneamente, realizou-se a Festa da Família, organizada pela Unidade de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, com o tema "Família Semente de Amor". Este evento visa promover o convívio, a partilha e a valorização da família como uma instituição fundamental para a estabilidade da sociedade e das novas gerações.

As várias atividades foram promovidas em rede e em parceria com a Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, e também com entidades e associações integrantes da Rede Social de Condeixa que intervêm nas áreas da infância, da família e do desporto.

As classificações obtidas no âmbito dos torneios dos Jogos Tradicionais foram as seguintes:
Malha de Ferro
- 1.º Classificado: Centro Recreativo Cultural Desportivo do Casmilo
- 2.º Classificado: Associação Cultural Social Desportiva Recreativa da Valada / Atadoa / Atadoinha
- 3.º Classificado: Centro Recreativo Cultural de Avessada

Jogo da Pela
- 1.º Classificado: Centro Cultural Recreativo e Desportivo de São Fipo e Palhacana
- 2.º Classificado: Centro Cultural Recreativo Desportivo da Barreira
- 3.º Classificado: Associação de Jovens de Ega

Jogo do Burro
- 1.º Classificado: Associação Volunteers CDX
- 2.º Classificado: Centro Recreativo Cultural Desportivo do Casmilo