cm-condeixa.pt / notícias / Dia Mundial do Ambiente celebra-se de 2 a 14 de junho no Concelho de Condeixa-a-Nova
06 de Junho de 2024

O Dia Mundial do Ambiente celebra - se de 2 a 14 de junho no concelho de Condeixa-a-Nova, numa iniciativa com várias ações previstas, denominada Dias do Ambiente, a qual tem como objetivo assinalar o Dia Mundial do Ambiente, que se comemora, anualmente, a 5 de junho.

No passado dia 2 de junho decorreu, no Parque Verde da Ribeira de Bruscos, uma animação de rua, intitulada “Se é orgânico é para circular”, que contou com a presença de uma mascote de sensibilização, o Sr. Nabo. Esta ação, inserida nas atividades do Dia da Família e dinamizada pela Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, teve como objetivo veicular a informação de que os biorresíduos são recursos que não podem ser desperdiçados.

No dia 4 de junho, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova assinou um protocolo de colaboração, que pretende assegurar a recolha e a reciclagem de cápsulas de café. Esta é uma cooperação dinamizada através da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), sendo o protocolo celebrado entre o Município de Condeixa-a-Nova e seis empresas produtoras/comercializadoras de café (Nestlé Portugal; Novadelta Lda; Massimo Zanetti Beverage Ibérica, SA; Newcoffee; UCC Coffee Spain; SLU e JMV). O protocolo tem como objetivo assegurar a recolha e a reciclagem de cápsulas de café e, assim, agilizar o encaminhamento para o destino correto das cápsulas usadas, recolhidas de forma seletiva no concelho de Condeixa-a-Nova, valorizando-se, desta forma, o elevado potencial deste resíduo.

No dia 5 de junho vai decorrer, pelas 16h00, no Museu PO.RO.S, a sessão de apresentação do sistema PAYT (Pay-As-You-Throw), um novo tarifário do serviço de resíduos destinado ao setor não doméstico do concelho de Condeixa-a-Nova, que recompensa quem mais separa, promovendo a economia circular através do incentivo à redução da produção de resíduos. Neste sentido, a partir deste dia, os estabelecimentos de comércio, a restauração e os serviços de Condeixa-a-Nova vão poder transitar para o sistema PAYT, que se baseia no princípio do poluidor/pagador, no qual o utilizador vai pagar apenas pelos resíduos indiferenciados que produzir, deixando o custo dos resíduos de estar associado ao consumo da água.

Entre os dias 6 e 8 de junho, vai haver uma abordagem porta a porta sobre o sistema PAYT, de forma a informar e a sensibilizar para a adesão a este novo tarifário, bem como esclarecer o seu funcionamento. Para além disso, ainda no dia 6 de junho, vai realizar-se, das 10h00 às 16h00, nas escolas básicas, uma ação de educação e sensibilização ambiental, intitulada “Dar a Volta, rumo à economia circular”, dinamizada pela SUMA em parceria com o Município de Condeixa-a-Nova, que pretende promover comportamentos ambientalmente adequados relativos às temáticas da prevenção, da reutilização e da reciclagem dos resíduos urbanos.

Do dia 7 ao dia 14 de junho, vai decorrer a campanha [Vamos pôr um] Ponto final, que vai ter uma divulgação diária de diversos conteúdos digitais nas redes sociais do Município de Condeixa-a-Nova, de forma a garantir a disseminação de mensagens de civismo pelo município e pelos seus habitantes.