cm-condeixa.pt / notícias / Crianças do Sebal com escola requalificada
20 de Maio de 2024

Crianças do Sebal com escola requalificada

As 42 crianças da Escola Básica do Sebal já podem brincar em segurança no recreio. A reivindicação dos pais era antiga e foi agora atendida pelo município de Condeixa, que inaugurou este sábado a requalificação do espaço escolar.

"Foi um dia muito feliz para o executivo. Já tínhamos intervencionado, nos últimos dois anos, o interior da escola e agora foi o exterior", destacou o autarca de Condeixa.

Nuno Moita diz que o executivo procurou "encontrar a melhor solução" e admite que a obra ficou "bonita e funcional". "Conseguimos concretizar este desejo da escola e dos pais e que beneficia a comunidade escolar e as crianças, por isso é bom para o nosso futuro", acrescentou o edil.

A autarquia investiu cerca de 61 mil euros só para a requalificação dos espaços exteriores, dotando a escola de duas áreas: uma com relvado sintético, com equipamentos infantis e um espaço coberto, outra pavimentada em pó de pedra estabilizado. Dotou ainda os espaços exteriores de novo mobiliário e árvores.

A vereadora da Educação, Ana Manaia, já tinha a situação identificada "desde 2021", quando assumiu a pasta. "O exterior era muito inclinado e com buracos e os miúdos magoavam-se imenso. Mas também havia situações no interior: chovia em alguns pontos das salas", recorda. Por isso, ver o resultado final foi "uma alegria". De resto, destaca a vereadora, "praticamente todas as escolas do concelho têm vindo a receber obras para que as condições sejam as melhores para os alunos". Recentemente também a Escola Básica da Ega "tinha sido alvo de uma requalificação completa".

O presidente da União de Freguesias de Sebal e Belide, Raul Oliveira, não tem dúvidas sobre a importância da obra. "O piso estava muito perigoso e fica agora com outra apresentação... isto era uma necessidade", admitiu.

A escola tem "muita procura, porque está bem localizada" e serve "maioritariamente crianças de fora da freguesia, porque há poucas aqui", afirma Raul Oliveira. Falta agora "fazer algo para abrandar o trânsito aqui à volta, porque a escola está entre duas estradas muito movimentadas".

As professoras Adelaide Ribeiro e Cristina Costa garantem que "as crianças colaboraram" durante as obras e destacam a utilidade do investimento: "Por exemplo, não tínhamos espaço exterior para a prática da educação física nos dias de chuva. Agora temos um espaço coberto que nos permite fazer outro tipo de trabalho".

Fonte - Diário As Beiras