cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa tem nova viatura elétrica para recolha seletiva de biorresíduos
11 de Março de 2024

Condeixa tem nova viatura elétrica para recolha seletiva de biorresíduos

O Município da Condeixa-a-Nova adquiriu recentemente uma nova viatura elétrica para a recolha seletiva de biorresíduos alimentares, dotada com sistema de leitura via RFID (identificação por radiofrequência), que permitirá recolher e registar dados em plataforma digital, otimizando o processo de gestão de resíduos.

Esta aquisição resulta de candidatura submetida através da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra ao programa "RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos" do Fundo Ambiental e visa reforçar a rede de equipamentos de recolha do Município.

Neste sentido, este projeto servirá de complemento a um outro projeto que o Município de Condeixa tem em execução, denominado de "Biorresíduos com Valor" que visa recolher seletivamente os biorresíduos alimentares produzidos no concelho, contribuindo para evitar a deposição de biorresíduos conjuntamente com os resíduos indiferenciados e, consequentemente, reduzir a deposição em aterro.

De referir que os biorresíduos estão presentes sempre que preparamos alimentos para fazer uma refeição e quando deitamos fora os restos de comida, representando, em média, quase 40% do nosso caixote do "lixo comum".

Desta forma, esta viatura elétrica de pequenas dimensões, com caixa de resíduos e elevador de contentores vai permitir recolher esses biorresíduos separados e depositados em contentores com capacidade variável, entre os 80L e os 360L, cuja instalação está atualmente a ocorrer gradualmente em diferentes zonas do concelho e vem complementar a resposta à necessidade de se implementar um serviço de recolha seletiva de biorresíduos. O foco da sua atuação cingir-se-á aos locais mais estreitos e estabelecimentos não domésticos localizados em ruas mais apertadas e de sentido único da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, uma vez que, sendo uma viatura de dimensões mais pequenas, apresenta maior acessibilidade aos locais e é causadora de menos constrangimentos no trânsito, permitindo realizar a recolha em becos e ruas onde outra viatura de maiores dimensões não consegue alcançar diretamente.

O projeto Recolha Bio em Condeixa vem assim proporcionar uma recolha mais eficaz, e uma gestão avançada da operação, ao permitir o conhecimento e monitorização do processo de recolha, em cada ponto de deposição, uma vez que a viatura adquirida está adaptada com tecnologia que permite a leitura de tags RFID instalados nos contentores.

Este projeto municipal, que vai ao encontro das metas nacionais e comunitárias para os biorresíduos, pretende dar continuidade à melhoria da prestação de serviços na área da gestão de resíduos e tem por objetivos a valorização dos resíduos enquanto recursos, o aumento da deposição seletiva e valorização, a diminuição dos resíduos em aterros sanitários, a redução de gases com efeito de estufa, a promoção da economia circular e a consciencialização dos cidadãos para o impacto ambiental e económico dos resíduos urbanos.