cm-condeixa.pt / notícias / Biblioteca Eng. Jorge Bento recebeu palestra para comemorar os 50 anos do 25 de abril
10 de Março de 2024

Decorreu recentemente na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, uma palestra intitulada “25 de Abril: testemunho no feminino e outras narrativas”, que teve como oradores Conceição Matos e Domingues Abrantes.

Como forma de celebrar o 50º aniversário do 25 de abril de 1974, esta palestra teve como objetivo relembrar histórias de muitos que viveram no período da Ditadura em Portugal, bem como recordar histórias escritas por mulheres na luta revolucionária.

Os protagonistas da conversa foram Conceição Matos, considerada a mulher mais torturada pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) e homenageada por Zeca Afonso na música Rua António Maria, e o seu marido, Domingues Abrantes, histórico dirigente do PCP.

O evento contou com a presença do vereador da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova António Ferreira.