cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa Shukokai Karate-Do celebra 40 anos de história
09 de Março de 2024

Condeixa Shukokai Karate-Do celebra 40 anos de história

Mais de 400 Karatecas invadiram Condeixa para Estágio Nacional

Condeixa recebeu o Estágio Nacional de Inverno de Karate Shukokai da Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS) 2024, nos dias 1, 2 e 3 de março de 2024.

Este Estágio realizou-se no Pavilhão Municipal de Condeixa e foi orientado pelo Shihan Marcelo Azevedo (8º Dan), Responsável Máximo do Conselho Técnico da Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS).

Mais de 400 Karatecas de norte a sul do país e ilhas, de todas as idades, acompanhados pelos respetivos familiares e simpatizantes, rumaram até Condeixa, para este Estágio tão especial, organizado pelo Clube de Artes Marciais CSKD – Condeixa Shukokai Karate-Do e a Associação Portuguesa de Karate Shukokai, que contou com o apoio de várias entidades e parceiros, nomeadamente, da Câmara Municipal de Condeixa e da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova.

Ao longo destes 3 dias de Estágio, passaram pelo Pavilhão Municipal de Condeixa mais de um milhar de pessoas.

A realização de um evento desta importância e dimensão, enquadra-se na Comemoração dos 40 Anos de Karate Shukokai em Condeixa.

Assim, no dia 02 de março de 2024 (sábado), o Condeixa Shukokai Karate-Do reuniu Karatecas, Antigos Praticantes (Old School), Colegas, Amigos e Familiares que acompanharam a história e o percurso desta Escola, num Jantar Comemorativo dos 40 Anos, no Conímbriga Hotel do Paço, em Condeixa. Momento esse mais íntimo e emotivo, que foi marcado pelo reviver de memórias e reencontro de gerações, com direito a homenagens, histórias e recordações dos “velhos tempos”, com o glamour e requinte merecido.

A NOSSA HISTÓRIA, A NOSSA MISSÃO

A História da Escola de Karate Shukokai de Condeixa inicia-se em 1984, pela mão do Sensei Pedro Choy, com a orientação do Shihan Marcelo Azevedo e apoio da Associação Portuguesa de Karate Shukokai. Posteriormente, sucederam-lhe vários alunos, nomeadamente, o Instrutor Rui Paiva, que assumiu a responsabilidade da Escola e lhe é atribuído a função de Instrutor em 1988, 2 anos após iniciar a sua prática de Karate.

Desta forma, pode-se mesmo dizer que a Escola de Karate Shukokai de Condeixa é uma das escolas ativas mais antigas da região Centro e que tem contribuído, ao longo dos anos, para a formação de centenas de Karatecas, no qual se incluem, cerca de uma dezena de atuais Cintos Pretos, que, hoje, lecionam, autonomamente, em alguns dos Dojos da APKS.

Com raízes profundas no concelho de Condeixa-a-Nova, o Karate em Condeixa está presente e ativo há quase 40 anos de forma contínua, regular e ininterrupta.

A Escola de Karate de Condeixa encontra-se filiada na Associação Portuguesa de Karate Shukokai (APKS), no qual desenvolve e implementa diversos projetos, que pretendem promover interna e externamente, os valores associados ao Karate enquanto prática desportiva, marcial e educativa, investindo, também, na formação e no crescimento dos Praticantes, colaborando assim, para a concretização de objetivos e sucessos pessoais, académicos e desportivos/marciais.

A missão do Condeixa Shukokai Karate-Do visa não só pela partilha de conhecimentos e a essência da prática de Karate Shukokai, como também, pela promoção e divulgação de atividade física, com impacto positivo no crescimento pessoal dos seus Praticantes, contribuindo assim para a saúde física e mental.

Para além destas componentes, o CSKD tem desempenhado um papel na área social no Concelho, com diversas iniciativas que visam aliar a prática desportiva à ação solidária, com o objetivo de dinamizar o Karate/Artes Marciais como veículo de ação social, visando não só o apoio às famílias mais carenciadas, mas também na formação dos seus Praticantes no exercício da cidadania e da ajuda ao próximo.

Assim sendo, o Condeixa Shukokai Karate-Do revela-se um clube proativo na promoção e divulgação da prática da modalidade no nosso concelho, onde assentam valores e princípios como o Caráter, Respeito, Esforço, Sinceridade e Autocontrole, dando o seu contributo na promoção de hábitos de vida saudável, no domínio da motivação e desenvolvimento da resiliência mental, fundamentais na superação de dificuldades pessoais, ao longo da vida.

Nota: Conteúdo informativo cedido pela organização.