cm-condeixa.pt / notícias / Novo sistema de Recolha seletiva de Biorresiduos em Condeixa
07 de Março de 2024

Novo sistema de Recolha seletiva de Biorresiduos em Condeixa

Teve já início a colocação de contentores na via pública para a recolha seletiva de biorresíduos nas zonas abrangidas pela 2ª fase deste projeto municipal: Centro histórico de Condeixa-a-Velha, Urbanização Nova Conimbriga II e na área urbana de Condeixa-a-Nova.

Os moradores destas zonas, estão a ser contactados por técnicos devidamente identificados da empresa SUMA, contratada pela Câmara Municipal para assegurar a sensibilização e a entrega de minicontentores bem como o esclarecimento de todas as dúvidas relativas a este novo serviço de recolha seletiva.

Neste âmbito, os moradores que aderiram ao projeto, podem levantar gratuitamente o seu minicontentor, no dia 16 de março, nos seguintes locais e horários:

Dia: 16/03/2024 (Sábado)
Horário e Local:
10h - 13h: Casa Museu Fernando Namora
14h30 - 17h30: Estaleiro Municipal

De referir que a recolha seletiva de biorresíduos (resíduos orgânicos como restos da preparação e confeção das refeições e sobras alimentares) iniciou já em Condeixa no dia 5 de fevereiro e, é efetuada pela Câmara Municipal.

Este novo sistema, tem como principal objetivo a valorização dos resíduos enquanto recurso, a promoção da economia circular e o envolvimento dos cidadãos na adoção de práticas mais sustentáveis, pelo que a participação de todos é fundamental

A recolha de biorresíduos é um processo simples, cómodo e sustentável que contribui para a melhoria do Ambiente. Ao separar os biorresíduos, além de reduzir as suas deslocações ao contentor habitual, estará a diminuir a quantidade de recursos desperdiçados que vão parar ao aterro, contribuindo assim para lhes dar uma nova vida, através da sua transformação em composto orgânico para utilização na agricultura. A produção deste composto é assegurada pela ERSUC, empresa responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos do município.

Nota: outras zonas do Concelho vão ser abrangidas pelo projeto. Ler notícia completa em Começou a Recolha Seletiva de Biorresiduos no Concelho.