cm-condeixa.pt / notícias / Consórcio reúne meia centena de entidades para valorizar herança romana
09 de Fevereiro de 2024

Consórcio reúne meia centena de entidades para valorizar herança romana

Consórcio junta meia centena de entidades, entre municípios, comunidades intermunicipais, instituições de ensino superior e associações, a aliança foi firmada ontem em Condeixa.

Assinatura do contrato do Consórcio Portugal Romano abre caminho a uma candidatura PROVERE para valorização em rede do património romano.

Cerca de meia centena de entidades, entre os quais 14 municípios, cinco comunidades intermunicipais, instituições de ensino superior, associações e entidades privadas unem-se no consórcio que pretende a promoção da herança romana existente em Portugal. Rede é, pois, o que se pretende com esta "aliança" estabelecida através da Associação Portugal Romano e que tem agora as condições necessárias para avançar para uma candidatura PROVERE que vai permitir a realização de uma diversidade de ações no território tendo como ponto de partida a vasta herança romana existente.

«A valorização tem estado aquém do necessário», assumiu Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova e da Associação Portugal Romano, dando nota dos números de visitantes no ano passado - 132 mil nas ruínas de Conímbriga, 20 mil no Museu PO.RO.S e oito mil na Villa Romana do Rabaçal - que demonstram que este é um património no qual vale a pena apostar.

O primeiro passo foi dado com a Associação Portugal Romano que, formalizada em março de 2020, se viu obrigada no imediato a parar por causa da pandemia. Agora, «é mais um passo que damos, não só na valorização mas na junção deste património que está espalhado pelo país», salientou Nuno Moita, ontem, no Museu PO.RO.S, afirmando que a união de tantas entidades e municípios é uma clara demonstração de força.

Constituído o consórcio, está aberto o caminho para a preparação da candidatura PROVERE - Portugal Romano enquanto elemento norteador de uma estratégia que reforce a valorização do potencial endógeno e patrimonial da Rede Portugal Romano, aumentando a atratividade do território.

«Este produto [romanização] traz muita gente ao território e merece ser apoiado», defendeu o autarca, apelando às entidades de gestão do programa para que «tenham em consideração» este projeto que agrega os municípios de Condeixa, Oliveira do Hospital, Penela, Soure, Montemor-o-Velho, Tábua, Alvaiázere, Ansião, Pombal, Tomar, Torres Novas, Belmonte, Mangualde e São Pedro do Sul.

Toda a estratégia tem o apoio das comunidades intermunicipais e o envolvimento específico da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que, segundo o seu presidente, Emílio Torrão, «está profundamente empenhada nestas pré-candidaturas», colocando ao dispor todas as suas capacidades técnicas e experiência. Emílio Torrão frisou que a presença romana em Portugal «transformou definitivamente o território» e ficou «para o futuro».

«Não é de estranhar a curiosidade que todos aqueles que nos visitam têm pelos romanos», comentou o presidente da Comunidade Intermunicipal, defendendo que, tal como os romanos funcionavam em rede, também as diversas entidades e municípios devem «unir-se neste PROVERE para fazer mais por este território».

Graça Silva, presidente da Assembleia Geral da Associação Portugal Romano, reconheceu que o momento de ontem permite «alavancar» a rota romana e defendeu que a romanização «é um produto que pode ser valorizado a nível internacional e não se ficar apenas pelas regiões».

ENTIDADES CONSÓRCIO
"Associação de Municípios Portugal Romano - (Entidade Líder)"
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra
ADIRN - Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
ADAE - Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura
ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão
Portugal Green Travel - DMC (Aristodiscovery Lda)
Conímbriga - Hotel do Paço
Casa das Raposas
Vandel Ceramicas de Coimbra Lda
Bytech Unipessoal, Lda.
Napperon, Lda
Glory Box - Gestão Integrada do Património Cultural, Lda
Vinhos Pingarelho
Passeite
Grupo de Reconstituição Histórica de Condeixa (GREHC)
Fundação ADFP- Assistência, Desenvolvimento e Formação profissional
Coop. Op. Produção de Cerâmica Artística Estrela de Conimbriga, C.R.L.
Associação OTC - Oficina de Teatro de Condeixa
Santa Casa da Misericórdia de Condeixa