cm-condeixa.pt / notícias / Ciclo de palestras arranca sexta-feira para celebrar 50 anos do 25 de abril
07 de Fevereiro de 2024

Ciclo de palestras arranca sexta-feira para celebrar 50 anos do 25 de abril

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova recebe esta sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 15h00, a primeira sessão de um ciclo de palestras e debates, organizado pela Comissão Promotora das Comemorações Populares do 50º Aniversário do 25 de abril de 1974 no Município de Condeixa-a-Nova, com o apoio da autarquia.

“Nos 50 anos do 25 de abril quisemos impulsionar um programa mais abrangente e mobilizador, imprimindo um especial significado à passagem de uma data tão marcante para a história da democracia portuguesa e do Poder Local democrático. Como tão bem lembrou a comissão organizadora, a Câmara de Condeixa foi a primeira no país a ser tomada pelas forças democráticas, quatro dias após a Revolução dos Cravos”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

“A Importância da Economia Social nos Territórios” será o tema da primeira palestra, seguida de debate, com a participação de Sílvia Ferreira, investigadora do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC).

“Nesta palestra farei uma revisão da história e significado da economia social em Portugal, com um olhar mais atento sobre o seu papel nos territórios, apresentarei os principais quadros estratégicos nacionais e internacionais com impacto na economia social, com especial relevância para os que incidem sobre a sua dimensão territorial, e terminarei com a discussão dos principais desafios e oportunidades que se colocam às organizações da economia social, incluindo nestas, e de acordo com o Plano de Ação para a Economia Social, as Cooperativas, as Associações, as Mutualidades, as Fundações e as Empresas Sociais”, antecipa a oradora, Sílvia Ferreira.

A abertura da sessão contará com um momento musical, protagonizado por Isabel Melo e Silva (Canto) e Eduardo Aroso (Guitarra Clássica), na interpretação de "Balada de Outono" e "Canção de Embalar" de José Afonso.

A esta primeira sessão, que conta ainda com o apoio da Associação de Desenvolvimento Empresarial de Condeixa (ADEC), seguir-se-ão outras palestras ao longo dos próximos meses. Para dia 16 de março está já marcada a Palestra e Debate sobre o tema “O pronunciamento das Caldas de 16 de Março de 1974 e o 25 de Abril: a história contada por quem participou nas operações militares da Revolução dos Cravos”, com a participação de Álvaro Bento Lapa, José Magalhães Castela, Manuel dos Santos e Carlos Beato.

O programa das Comemorações Populares do 50º Aniversário do 25 de abril de 1974 no Município de Condeixa-a-Nova tem prevista a realização de um conjunto alargado de ações, envolvendo as escolas, Juntas de Freguesias, movimento associativo e a população.

Além deste ciclo de palestras e debates, estão previstas exposições, concertos, lançamento de livros, entre outras iniciativas.