cm-condeixa.pt / notícias / Terras de Sicó esteve em Cabo Verde para acelerar cooperação com lusofonia
23 de Novembro de 2023

Terras de Sicó esteve em Cabo Verde para acelerar cooperação com lusofonia

A Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento esteve presente na cidade da Praia, ilha de Santiago, na FIC 2023 – Feira Internacional de Cabo Verde, que decorreu entre 15 e 18 de novembro, no âmbito do projeto de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”.

Este projeto, apoiado no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural, reúne 19 Grupos de Ação Local (GAL) portugueses, onde se inclui a Terras de Sicó, e parceiros de Cabo Verde, Brasil e São Tomé e Príncipe, com o objetivo de promover a aproximação aos países de expressão oficial portuguesa para a partilha bilateral de conhecimentos e experiências, estimular a cooperação económica, social e ambiental e reforçar a identidade e cultura portuguesa em torno do conceito de “lusofonia”.

O enfoque do projeto centra-se essencialmente em 2 áreas que, em conjunto, contribuem para os resultados comuns previstos. A Agricultura, Floresta, Turismo e Ambiente é uma das áreas temáticas, a par de uma segunda relacionada com Cultura, Educação, Formação e Consultoria.

Nesta missão a Cabo Verde, para além da presença na FIC 2023 – Feira Internacional de Cabo Verde, com um stand institucional partilhado com outros parceiros portugueses do projeto, a comitiva da Terras de Sicó participou numa receção oficial no Palácio do Governo, com a presença de autarcas de Portugal e Cabo Verde com geminações bilaterais consolidadas. Neste encontro foi abordando o futuro da cooperação com os países lusófonos e a implementação da iniciativa “Casa da Lusofonia” com primeira iniciativa consolidada na Ribeira Grande, ilha de Santo Antão para replicar nas outras ilhas do arquipélago na próxima fase do projeto.

A Terras de Sicó participou ainda no Jantar oficial na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde, entre o governo de Cabo Verde e a comitiva portuguesa do projeto “Terras da Lusofonia”, presidido pelo Ministro das Comunidades de Cabo Verde, Jorge Santos, com a presença do Ministro do Turismo de Cabo Verde, Carlos Santos, do Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, além de presidentes de Câmara portugueses e cabo-verdianos e coordenadores e técnicos dos Grupos de Ação Local parceiros deste projeto.

Em reunião bilateral à margem do programa, a Terras de Sicó reuniu com o presidente da Associação de Municípios das ilhas do Fogo e Brava para dar seguimento ao acordo de cooperação transnacional “Terras da Lusofonia”.

O desafio emergente entre as partes e decorrente desta reunião será prestar apoio técnico para ser criada na ilha do Fogo uma “Casa da Lusofonia”, com modelo de gestão e programação anual de atividades nos termos do projeto, tendo o presidente da Associação de Municípios do Fogo e Brava transmitido à Terras de Sicó a garantia de todo o apoio logístico para que o projeto possa ser implementado nos termos dos objetivos propostos.

Foi ainda expressa a necessidade de as Associações de Municípios de Portugal e de Cabo Verde promoverem no curto prazo um encontro bilateral para avaliação do progresso das geminações existentes entre Municípios e estabelecer uma estratégia comum que contemple o projeto “Casas da Lusofonia” como uma linha agregadora das vontades e prospeção de trabalho futuro.