cm-condeixa.pt / notícias / COMUNICADO - Apoio específico a alunos com necessidades educativas especiais
31 de Outubro de 2023

COMUNICADO - Apoio específico a alunos com necessidades educativas especiais

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova refuta, com profunda tristeza e indignação, a campanha de desinformação lançada nas redes sociais por um vereador do PSD eleito pelos condeixenses e por dirigentes partidários do PSD que, com atuações deste caráter, demonstram não ter qualquer capacidade, ética e integridade, para ocupar lugares de responsabilidade.

Servem-se de uma campanha de crowdfunding lançada por iniciativa de um grupo de pais e encarregados de educação de crianças com necessidades educativas especiais para angariação de 2 mil euros destinados à compra de material pedagógico específico para atacar politicamente esta autarquia, insinuando falta de sensibilidade e de investimento na área da educação especial.

Saibam os condeixenses que a Câmara Municipal investiu, no início deste ano letivo, cerca de 22.500 euros na aquisição de mobiliário e material didático e na construção de instalações sanitárias adaptadas a estas crianças.

Até ao momento a autarquia adquiriu todo o material solicitado, desconhecendo qualquer outro pedido formal, nomeadamente do material identificado na campanha de crowdfunding.

Além disso, e apesar da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE) ainda não ter oficializado o rácio de pessoal para o ano letivo 2023/2024, a autarquia já assegurou a colocação de dois assistentes operacionais em cada unidade de apoio especial.

Importa ainda sublinhar que a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova não regateia apoios no que se refere à oferta de uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos com necessidades educativas especiais. A autarquia tem estado em contacto com os pais e encarregados de educação, inteirando-se das suas necessidades e manifestando total disponibilidade para colaborar na melhoria das condições de ensino, como aconteceu ainda recentemente, a 25 de outubro, em reunião onde os pais reconheceram e parabenizaram o Município pela proatividade nesta matéria.

A iniciativa de lançamento de uma campanha de crowdfunding por parte dos pais e encarregados de educação só pode merecer o nosso apoio e reconhecimento pelo mérito da ação cívica e da capacidade mobilizadora da sociedade civil em torno de causa comum. Todos os esforços para consciencializar a opinião pública para a necessidade de apoiar as famílias com crianças com necessidades educativas especiais nunca serão suficientes.

O que merece o nosso repúdio e reprovação é o oportunismo daqueles que, de modo indevido e sem qualquer ética, transformam a iniciativa cidadã em arma de arremesso político com o único e miserável propósito de denegrir a ação do executivo da Câmara Municipal de Condeixa, recorrendo à falsidade e maledicência.

Serve este comunicado para demonstrar a nossa solidariedade para com todos os pais e encarregados de educação e reiterar todo o nosso empenho na criação de condições que beneficiem um ensino inclusivo aos nossos alunos com necessidades educativas especiais que, por se encontrarem em situação de maior fragilidade, merecem e justificam uma atenção e um cuidado especiais.