cm-condeixa.pt / notícias / Externato D. Pedro em Condeixa formou 600 alunos
24 de Outubro de 2023

Externato D. Pedro em Condeixa formou 600 alunos

No passado dia 8 de Outubro foi apresentado no Auditório do Museu PO.RO.S o último livro de José Magalhães Castela, alusivo à história do antigo Externato Infante D. Pedro, uma unidade de ensino liceal criada em Condeixa-a-Nova em Setembro de 1951, pela condeixense Dra. Maria Teresa Valle e pelo seu marido Dr. Luís Valle.

Lecionando os cinco primeiros anos do ensino liceal (actuais 5.º ao 9.º ano), o Externato Infante D. Pedro iniciou a sua atividade no ano letivo de 1951/1952, e nas palavras do autor do livro “ constituiu uma oportunidade única, para os seus alunos entrarem no mundo da educação e da cultura e construírem os seus futuros … ao mesmo tempo que foi … uma pequena janela aberta para um mundo um tudo nada colorido, na sociedade cinzenta que então os seus alunos tinham pela frente, com novos colegas e amigos, mas sobretudo com novos e exigentes desafios pela frente”.

Durante os 17 anos lectivos que o Externato Infante D. Pedro cumpriu a sua missão educativa a cerca de seis centenas de alunos, não só do concelho de Condeixa-a-Nova, mas também oriundos de outros concelhos circunvizinhos, mereceu agora ser recordado nesta obra, intitulada Externato Infante D. Pedro – Memória, pois muitos dos seus educandos viriam a distinguir-se profissionalmente em altos cargos públicos e privados.

Com muitos dos antigos alunos presentes, e num clima de natural boa disposição, a Câmara Municipal de Condeixa fez-se igualmente representar pelo Presidente e Vice Presidente da Autarquia, Nuno Moita e António Ferreira, assim como outros autarcas e ex. autarcas do município que não quiserem faltar à apresentação.

Com mais este pequeno contributo para a História e para as Estórias de Condeixa, nas 223 páginas da obra, o seu autor aproveitou a oportunidade para recordar alguns dos anos mais marcantes do Externato Infante D. Pedro com cerca de seis dezenas de fotografias encontradas no espólio daquela instituição, reconstituindo também todas as turmas de todos os anos lectivos daquela unidade de ensino.