cm-condeixa.pt / notícias / Nuno Moita anunciou reforço dos apoios aos Bombeiros de Condeixa
03 de Dezembro de 2022

Nuno Moita anunciou reforço dos apoios aos Bombeiros de Condeixa

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, anunciou ontem, nas comemorações do 45º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova (AHBVC), um novo protocolo de colaboração que consagra uma comparticipação financeira anual de 225 mil euros à corporação.

Com a presença da secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, a cerimónia decorreu em ambiente de festa e celebração, reunindo todo o corpo operacional, comandado por Tiago Picão, e membros da direção da AHBVC, presidida por Gustavo Santos.

"Para consolidar e reforçar o apoio que é prestado pela Câmara Municipal de Condeixa aos Bombeiros Voluntários, vamos levar a uma próxima reunião de Câmara uma proposta para a celebração de um protocolo de colaboração que concretiza o processo de cooperação operacional, logística e financeira entre a Câmara e os Bombeiros, para a garantia de Serviços Operacionais Mínimos do Corpo de Bombeiros", anunciou Nuno Moita.

O edil acrescentou que "na prática, este protocolo materializa o apoio anual que já é concedido e reforça em cerca de 90 mil euros o valor do orçamento municipal canalizado anualmente para a corporação de bombeiros. Significa isto que até 2025, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova receberá uma comparticipação financeira anual no montante de 225 mil euros, para além do contrato de arrendamento das instalações do CineTeatro de Condeixa.

Na ocasião, o presidente da Câmara elogiou a "dedicação e profissionalismo de todos os bombeiros" e recordou o programa de bolsas de estudo para os bombeiros voluntários que frequentam o Ensino Superior, que este ano atribuiu 4500 euros, além do protocolo de benefícios aprovado.

Recorde-se que o protocolo de benefícios para os bombeiros voluntários prevê, entre outras medidas, o reembolso de 50% da taxa do IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis, até ao máximo de 500 euros, o acesso gratuito a equipamentos municipais desportivos e culturais, aos transportes urbanos da CondeixaUrb, o reembolso de 50% do valor da tarifa doméstica de consumo de água, de saneamento e de resíduos urbanos e a isenção do pagamento de ramal de ligação à rede pública.

Trata-se de um "sinal deste reconhecimento público, que a todos deve mobilizar, e uma forma até de incentivo à captação de novos elementos", esperando-se que até ao final do ano sejam instruídas 50 candidaturas ao programa de benefícios da Câmara Municipal de Condeixa.