cm-condeixa.pt / notícias / Festival Musas arranca dia 17 com participação da Ópera de Odessa
15 de Setembro de 2022

Festival Musas arranca dia 17 com participação da Ópera de Odessa

A terceira edição do Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA arranca no próximo sábado, dia 17 de setembro, com uma programação cultural diversificada, onde se inclui a atuação de solistas e do maestro principal da Ópera de Odessa, na Ucrânia, e que se estende por três palcos - Museu PO.RO.S, Ruínas de Conimbriga e Buracas do Casmilo, em Condeixa.

Promovido pelo Município de Condeixa-a-Nova e pela Orquestra Clássica do Centro (OCC), com a colaboração do Museu Monográfico de Conimbriga e do Museu PO.RO.S, o festival vai decorrer entre 17 e 30 de setembro, contando na sua programação com concertos de música erudita, música popular, conferências, cafés-concerto e gastronomia.

“Este é um festival com características únicas e inovadoras na medida em que leva a música erudita a lugares culturais históricos e até algo inusitados, como é o caso das Buracas do Casmilo, um dos nossos tesouros naturais. Cruzando os patrimónios musical, arquitetónico, paisagístico e histórico, o festival Musas é um excelente pretexto para vir conhecer Condeixa e comprovar que aqui a cultura e o património são matéria viva”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Entre os convidados para esta 3ª edição destaque para a presença do tenor Vladyslav Gorai, da soprano Alina Tkachuk e do maestro Vyacheslav Chernukho-Volich, respetivamente solistas e maestro principal da Ópera de Odessa, na Ucrânia.

“Esta 3ª edição do festival Musas procura ser um lugar de encontro com a diversidade e identidade cultural, numa celebração da solidariedade internacional, do diálogo, da construção de pontes que nos conduzam à paz, que é essencial para construção do Mundo. Lembramos e somos solidários com o apelo feito pela Ucrânia para o reconhecimento da importância do centro histórico de Odessa, que está em perigo pelas razões infelizmente de todos conhecidas, pois faz parte não só do património ucraniano, mas também do património mundial”, sublinha Emília Cabral Martins, presidente da direção da Orquestra Clássica do Centro.

O programa da 3ª edição do Musas – FESTIVAL DAS ARTES DE CONIMBRIGA inicia dia 17 de setembro, sábado, com o concerto de abertura “Ibéria” protagonizado pela Orquestra Clássica do Centro, Fado ao Centro e com o maestro Sérgio Alapont, pelas 21h00 no Museu PO.RO.S.

No dia seguinte, domingo, dia 17, às 17h30, nas Buracas do Casmilo terá lugar um concerto comentado por Helena Freitas, professora catedrática da Universidade de Coimbra e diretora do Parque de Serralves, com a participação de Regina Freire, soprano, e de Fábio Fernandes, residente em Londres, na guitarra clássica.

No dia 25, às 11h00 será promovida uma visita guiada às Ruínas de Conimbriga, no mesmo local onde ao final da tarde, a partir das 19h30, terá lugar o concerto “De Odessa a Conimbriga”, com a participação da Orquestra Clássica do Centro e dos músicos ucranianos convidados, o tenor Vladyslav Gorai e a soprano Alina Tkachuk, além de Vyacheslav Chernukho-Volich, respetivamente solistas e maestro principal da Ópera de Odessa.

O maestro Vyacheslav Chernukho-Volich é ainda o protagonista do encontro “Nós Sem os Outros” agendado para dia 28 de setembro, às 18 horas, nas Ruínas de Conimbriga, apresentado por Carlos Sousa Mendes, procurador geral adjunto no Tribunal Constitucional e membro do Conselho Cultural da OCC, com a participação de Duarte Nuno Vieira, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, consultor forense temporário no âmbito do Alto Comissariado dos Direitos Humanos das Nações Unidas, do Comité Internacional de Cruz Vermelha e perito forense do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura.

O programa encerra dia 30 de setembro, no Museu PO.RO.S, com um café-concerto apresentado por Mário Velindro, com a participação do Ensemble Orquestra Clássica do Centro e dos solistas da Ópera de Odessa Vladyslav Gorai e Alina Tkachuk.