cm-condeixa.pt / notícias / Nova equipa e novo regulamento reforçam Bombeiros de Condeixa
03 de Agosto de 2022

Nova equipa e novo regulamento reforçam Bombeiros de Condeixa

Cinco elementos que compõem a segunda Equipa de Intervenção Permanente entraram em ação na passada segunda-feira, dia em que também começa a vigorar o regulamento de apoio ao voluntariado.

A segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) dos Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova entrou em funções na segunda-feira, dia em que entra também entrou em vigor o novo regulamento municipal de apoio ao voluntariado. Duas novidades, uma meta: garantir a segurança das pessoas e bens.

"Ficamos com mais uma equipa permanente de proteção e socorro", afirmou, na apresentação da equipa, o presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, lembrando que a intenção de criação desta segunda equipa já existe "há um ano", mas só agora foi possível avançar. "Gostaríamos de fazer muito mais, mas temos também a parte financeira que nos limita", comentou ainda o autarca, informando que o regulamento de apoio ao voluntariado entrou em vigor no mesmo dia, aumentando, com esta atualização, as ajudas a quem é bombeiro, nomeadamente ao nível do apoio escolar, descontos na água e no IMI. "É um reforço para que as pessoas se sintam motivadas para serem bombeiros", afirmou.

A nova EIP é composta por cinco elementos que têm como missão o cumprimento das diferentes funções no âmbito da proteção e socorro à população, como o combate a incêndios urbanos e rurais, emergência pré hospitalar ou o salvamento e desencarceramento. Estes elementos são profissionais, com horário de trabalho regulamentado e o seu financiamento é suportado a 50% pelo município de Condeixa-a-Nova e os outros 50% pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Contas feitas, as duas equipas representam um encargo anual para o município na ordem dos 70 mil euros.

Desde 2008 que os Bombeiros Voluntários de Condeixa-a-Nova têm uma EIP. Com a entrada em funcionamento desta segunda equipa, ambas serão reestruturadas para melhor operacionalizar as suas funções. Tiago Picão, adjunto do comando, garantiu que todos os elementos da equipa estão preparados com vários cursos, desde a tripulação de ambulância à condução de pesados e ligeiros fora de estrada ou salvamento e desencarceramento.

O presidente da direção dos Bombeiros, Gustavo Santos, garantiu que a corporação ficará, a partir de segunda-feira, ainda mais bem apetrechada, com "cinco elementos dedicados à tarefa de bombeiro".

Fonte: Diário de Coimbra