cm-condeixa.pt / notícias / Campanha de sensibilização alerta crianças para perigos das queimaduras
05 de Julho de 2022

Campanha de sensibilização alerta crianças para perigos das queimaduras

A Câmara Municipal de Condeixa, em colaboração com a Associação Amigos dos Queimados, promoveu uma campanha de prevenção de queimaduras em crianças junto de 300 alunos do 3º e 4º anos do ensino básico.

A ação decorreu no passado dia 22, no Pavilhão Teresa Vendeiro, onde foram explicados os conceitos básicos de prevenção de queimaduras e, ainda, o primeiro tratamento a implementar em caso de acidente. No local da ação simularam-se várias dependências da habitação apontando os seus perigos e a forma de os evitar, fazendo-se referência às queimaduras químicas, pelo sol, por grelhadores, e ainda os perigos que se podem encontrar na cozinha, na sala e na casa de banho.

No final as crianças receberam uma medalha e um diploma de “masters em Prevenção de Queimaduras” cientes dos perigos, preparadas para ensinar os seus pais e com a mensagem memorizada: “A água vem primeiro, o resto vem depois”.

O vereador com o pelouro da Saúde, Carlos Canais, destacou a importância desta ação “no sentido de consciencializar as crianças para os perigos que se podem encontrar em casa e no dia a dia e, principalmente, para as ações que se devem tomar imediatamente após ocorrer um acidente”.

A vereadora da Educação, Ana Manaia, mostrou-se satisfeita com a iniciativa e, dado o êxito da campanha, pretende que nos próximos anos letivos a mesma possa voltar a acontecer para os alunos do 3º ano que têm no seu programa curricular a prevenção de queimaduras.

Esta campanha de prevenção de queimaduras decorreu com a colaboração de elementos da Associação Amigos dos Queimados, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) sediada em Coimbra.