cm-condeixa.pt / notícias / Festival literário de homenagem às vítimas dos incêndios passa por Condeixa
03 de Junho de 2022

Festival literário de homenagem às vítimas dos incêndios passa por Condeixa

O Município de Condeixa-a-Nova será um dos palcos da 5ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, que decorrerá entre 16 e 19 de junho, mas que terá abertura antecipada, dia 4, da exposição "Mãe nossa no Gelo", na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento.

Com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Festival Literário Internacional do Interior decorrerá, além de Condeixa-a-Nova, nos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Arganil, Lousã, Miranda do Corvo e Pedrógão Grande e constitui-se como um evento de homenagem às vítimas dos fogos florestais, sob a égide do lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.

Com enfoque nos centenários de Agustina Bessa Luís, Matilde Rosa Araújo e José Saramago, a programação do FLII preparada para o Condeixa-a-Nova arranca já este sábado, dia 4 de junho, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, com a inauguração da exposição “Mãe nossa no Gelo", de Ana Filomena Amaral (textos e obra literária) e Rui Gaiola (fotografia).

Seguem-se encontros do público escolar com a escritora Maria Alzira Brum, também na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, no dia 14 de junho.

O mesmo palco recebe dia 17 de junho uma palestra com Maria da Natividade Pires sobre a obra de Matilde Rosa Araújo (16h00), seguindo-se um painel dedicado a José Saramago com a participação de Katia Gerlach, Mbate Pedro, Armando Nascimento Rosa e moderação de Gisele Corrêa.

Promovido pela Arte-Via Cooperativa, sediada na Lousã, o FLII – Palavras de fogo, tem como objetivo “levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem. Ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades”, justifica a coordenadora do festival Ana Filomena Amaral.