cm-condeixa.pt / notícias / Feira de produtos de Sicó foi um 'sucesso'
17 de Maio de 2022

Feira de produtos de Sicó foi um 'sucesso'

Mostra de produtos decorreu, este ano, em Condeixa-a-Nova e teve mais de 50 produtores e vendedores de queijo, mel e vinho das Terras de Sicó.

Queijo, mel, vinho, ervas aromáticas e artesanato foram alguns dos produtos à venda na 32.ª edição da Feira do Queijo Rabaçal- Exposicó 2022, que decorreu em Condeixa-a-Nova. A mostra de produtos abriu as “portas” na parte da manhã.

Os vendedores foram recebendo os primeiros apreciadores, principalmente de queijo Rabaçal, com grande entusiasmo. O queijo à base de leite de cabra e de ovelha é um produto com denominação de origem protegida (DOP), associado à aldeia que lhe dá o nome no concelho de Penela.

Porém, a feira realizada anualmente, sendo uma organização da Associação de Desenvolvimento Terras de Sicó, tem vindo a realizar-se, alternadamente nos municípios de Ansião, Pombal, Alvaiázere, Condeixa, Soure e Penela.

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, durante a visita à Feira do Queijo, considerou a concretização do evento um «sucesso» e «exemplo do trabalho e união dos seis municípios», que nos anos 80 se juntaram para dinamizar e valorizar o território de Sicó.

Sobre o trabalho feito nos últimos anos, o presidente da Câmara Municipal de Soure, Mário Jorge Nunes, que deixou no domingo a liderança da Associação de Desenvolvimento, avançou que «ficou por concretizar um instrumento regulador para o território». Deixando assim, para o próximo mandato, um «desafio muito importante», porque sem um elemento certificador «muito do trabalho feito pode ser perdido», acrescentou.

A liderança da associação ficará a cargo do presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão. O autarca destacou que um dos objetivos da rotatividade da feira é de «dar a conhecer os vários produtores de todo o território de Sicó». Após a visita ao certame referiu que este tipo de evento «é uma oportunidade única de dar a conhecer os produtos» a um público mais vasto.

Para além da promoção de produtos, o autarca de Condeixa-a-Nova destacou a «herança da romanização» como fator de união da região, através da Associação Portugal Romano, e acrescentou que estão a trabalhar para a valorização do património cultural e arqueológico da região.