cm-condeixa.pt / notícias / Câmara de Condeixa investe 300 mil euros em desporto federado em 2022
09 de Maio de 2022

Câmara de Condeixa investe 300 mil euros em desporto federado em 2022

A Câmara Municipal de Condeixa vai apoiar com 160 mil euros as atividades regulares dos clubes do concelho com desporto federado, sendo que globalmente o apoio a atribuir em 2022 ascende a cerca de 300 mil euros.

“Com este apoio esperamos que os clubes consigam incrementar a prática desportiva e contribuir para uma melhoria técnica dos seus atletas, aumentando a taxa de participação desportiva dos munícipes e promovendo a defesa do associativismo desportivo. Estes apoios devem servir ainda para fomentar hábitos de vida saudável e promover o contacto com a natureza, sempre que possível. É um esforço financeiro muito grande da autarquia, mas que se justifica face ao grande trabalho realizado pelos clubes e pelos seus dirigentes”, anunciou o presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita.

Com a assinatura dos protocolos, que decorreu recentemente, os clubes vão receber no imediato cerca de metade do apoio de 160 mil euros, sendo que o restante será pago após a entrega do relatório da época desportiva.

A este apoio de 160 mil euros acrescem outros 100 mil euros, entretanto já atribuídos aos clubes com equipas a participar em campeonatos nacionais, além de outros 40 mil euros concedidos através do apoio a eventos e a transportes. Ao todo serão investidos no desporto federado dos clubes cerca de 300 mil euros este ano.
O número de clubes do concelho que praticam desporto federado passam a ser 18, um a mais do que no ano anterior, com 15 modalidades desportivas diferentes, acompanhadas também pelo acréscimo de cerca de 200 atletas relativamente a 2021, passando agora a ser cerca de 1350.

Na análise destes números, o vereador do Desporto, Carlos Canais, referiu que “tão importante do que ver que grande parte destes atletas são crianças e jovens que podem ter oportunidade de praticar desporto no seu concelho de residência, é perceber que um grande número destes atletas federados são veteranos, com mais de 35 anos, que sem estas oportunidades engrossariam provavelmente o grande número de sedentários que existem no nosso país”.