cm-condeixa.pt / notícias / Semana do Cabrito começou ontem e conta com 16 restaurantes
07 de Maio de 2022

Semana do Cabrito começou ontem e conta com 16 restaurantes

Dezasseis restaurantes participam na 9.ª Semana do Cabrito de Condeixa-a-Nova, entre dia 6 e o dia 15, iniciativa com que a Câmara Municipal pretende valorizar a gastronomia e dinamizar a economia local.

“Desde a primeira edição, queremos criar uma simbiose que seja uma mais valia para os vários setores da economia do concelho e que possa dar dinâmica à nossa restauração”, disse o presidente da autarquia, Nuno Moita.

Durante 10 dias, os apreciadores “têm oportunidade de consumir a um preço mais controlado” a iguaria que a organização do evento promove como “o melhor cabrito assado de Portugal!”.

“À partida, a Câmara financia 10 cabritos por restaurante, cerca de 66 quilos, além de oferecer diariamente 26 escarpiadas a cada um”, explicou Nuno Moita, indicando que os estabelecimentos aderentes irão praticar um preço único de 15 euros por refeição no período do festival Sabores de Condeixa – Semana do Cabrito, contra 13 euros em 2019, antes da atual pandemia.

A escarpiada é um doce à base de massa de pão, açúcar amarelo, azeite e canela produzido por várias padarias do concelho.

Além desta sobremesa tradicional e de uma dose de cabrito assado no forno, a refeição inclui as entradas e a bebida.

“Este é um evento que mexe com vários setores da economia local, em que as pessoas podem comer cabrito a um preço mais baixo do que no resto do ano.

Queremos primar pela qualidade do serviço”, salientou o autarca. No final da refeição, os comensais recebem ainda um brinde e “são convidados a preencher um pequeno formulário”, fazendo assim uma avaliação pessoal da qualidade do prato degustado.

Em cada casa da especialidade, o voto introduzido numa urna contribuirá para encontrar o primeiro classificado entre os restaurantes, ao qual será atribuído o prémio “Cabrito de Ouro” no ano seguinte.

Devido à pandemia da covid-19, a Semana do Cabrito não se realizou em 2020 e 2021. O presidente da Câmara revelou que o vencedor de 2019 foi o restaurante “O Filipe”, na povoação de Sebal, em território da atual União das Freguesias de Sebal e Belide.

Este ano a Praça da República de Condeixa-a-Nova vai ser palco da edição de 2022 da Exposicó no fim de semana de 14 e 15 de maio. Trata-se de um evento de grande amplitude, já que é uma espécie de “cinco-em-um”, contemplando a XXXII Feira do Queijo Rabaçal, a XXVII Mostra de Vinhos Terras de Sicó, a XVI Mostra do Azeite e Mel Serra de Sicó, o XXXII Festival de Folclore da Serra de Sicó e a VII Exposição de Cerâmica Artística.

O primeiro dia do evento, no sábado, inclui o XIX Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, de manhã, e a inauguração da exposição de projetos de estudantes de arquitetura da Universidade de Coimbra para a Rede de Aldeias do Calcário, de tarde . No segundo dia, após a receção das várias entidades, realiza-se a sessão solene de abertura da XXXII Feira do Queijo Rabaçal e visita ao certame.

Ainda na tarde de domingo realiza-se o XXXII Festival de Folclore da Serra de Sicó. A última edição realizou-se em 2019, no concelho de Ansião. Nos dois anos seguintes não foi possível organizar a festa, devido à pandemia da covid-19.