cm-condeixa.pt / notícias / Oficina de Teatro de Condeixa comemorou 5º aniversário com abertura da nova sede
30 de Março de 2022

A Associação OTC – Oficina de Teatro de Condeixa celebrou no passado dia 27 de março, coincidindo com o Dia Mundial do Teatro, o 5º aniversário da sua fundação e abriu oficialmente as portas da sua nova sede.

A OTC passou a desenvolver a sua atividade na antiga pré-escola da Eira Pedrinha, em resultado de um protocolo de cedência daquelas instalações firmado pela Câmara Municipal de Condeixa. O espaço foi, entretanto, requalificado pela mão dos sócios e amigos da associação, com o apoio de particulares e empresas locais, bem como da Câmara Municipal de Condeixa da União de Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova.

“Na primeira oportunidade disponibilizámos à Associação OTC – Oficina de Teatro de Condeixa um espaço para que pudesse desenvolver a sua atividade, centrada na divulgação das artes performativas e de outras formas de expressão cultural e recreativa, contribuindo para a educação cultural da comunidade", recorda Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

“Ter um espaço próprio, personalizado com a nossa identidade, para desenvolvimento de atividades, ensaios e sala de aulas é fundamental para trazermos a comunidade para a nossa associação. Demos-lhe o nome de ‘Casa’ porque queremos que este espaço tenha esse significado para quem se relaciona com a OTC. Pretendemos que seja um polo criativo, artístico e cultural, disponível para receber todos e todas as artes que se queiram difundir no nosso território”, adianta Diana Lima, encenadora e presidente da direção.

A nova sede da Oficina de Teatro de Condeixa foi estreada com as comemorações do 5º aniversário da associação, que começaram no dia 26 de março com a realização de duas aulas abertas aos pais dos alunos das turmas de teatro infantojuvenil, as Teatraquinices, e culminaram com um almoço convívio, no dia 27, onde se celebrou o Dia Mundial do Teatro e se passou em revista a história do grupo e associação.

Em março de 2017, a Associação OTC - Oficina de Teatro de Condeixa afirmou-se no panorama cultural e desvinculou-se da Associação Orfeão Dr. João Antunes, onde nascera no ano de 2012, pelas mãos de Emília Caridade.

Atualmente encenada por Diana Lima e Marli Silva, a OTC é constituída por elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 75 anos, contando com um grupo de teatro amador e duas turmas de teatro para crianças e jovens com direção do ator Zeca Carvalho.

Através do esforço e dedicação à cultura, a Oficina de Teatro de Condeixa procura manter viva a identidade cultural condeixense, que conta com mais de 200 anos de história ligada ao teatro, colaborando na organização do Festival Deniz-Jacinto, promovido anualmente pela Câmara Municipal de Condeixa.

Das peças levadas a palco pela OCT destacam-se "BAND(id)OS", de criação coletiva (2019 e 2021), "Todo-O-Mundo Joga!", de autor desconhecido (2018), "Lisístrata", de Aristófanes (2018), "A Excepção e a Regra", de Bertolt Brecht (2016), entre outras.