cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa em destaque no livro e roteiros 'De Roma a Portugal: do Império ao Reino'
14 de Janeiro de 2022

O município de Condeixa-a-Nova integra uma das mais recentes publicações sobre o tema da romanização, encontrando-se em destaque no livro e roteiros “De Roma a Portugal: do Império ao Reino”.

Integrada no projeto “De Roma a Portugal: uma viagem de 1500 anos pela Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e cofinanciado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, a obra estará disponível para consulta na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, Museu PO.RO.S, Ruínas de Conimbriga, Casa dos Arcos (Posto de Turismo).

“Trata-se de uma proposta enriquecedora, dirigida sobretudo àqueles que querem descobrir mais sobre o nosso passado coletivo e que justifica, plenamente, a permanência de duas noites no nosso concelho para conseguir tomar contacto com uma realidade e um património tão ricos e diversos”, realça Nuno Moita, presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova.

A publicação, onde se inclui um livro e sete roteiros, apresentada no mês passado em Coimbra, na presença do edil Nuno Moita, foi coordenada por Pedro Carvalho e Luísa Trindade, respetivamente docentes de Arqueologia e História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra e contou com a colaboração do Departamento de Planeamento Urbanístico da autarquia de Condeixa, através de Sofia Correia e a equipa que coordena.

“Lugar incontornável e uma das imagens de marca da região, Condeixa é o ponto de partida deste roteiro, uma viagem que convida a apreciar a transição entre a paisagem urbana e o mundo rural na Época Romana”, lê-se na abertura do roteiro destinado ao território de Condeixa.

Além de Conimbriga, “de longe a cidade romana mais conhecida em Portugal”, o roteiro sugere ainda visitas ao Museu PO.RO.S, ao Museu Monográfico de Conimbriga e ao Castellum de Alcabideque.

O livro “De Roma a Portugal: do Império ao Reino” retrata a história da região de Coimbra, entre os séculos II antes de Cristo e XIV, alcançando um território de 5.200 quilómetros quadrados, distribuídos por 22 concelhos de quatro distritos.

“A quantidade e diversidade do património edificado que hoje ainda podemos visitar justifica que se seja enquadrado em rede, a fim de que a sua importância seja efetivamente compreendida num quadro de ação maior do que a simples circunstância do território onde foi outrora erguido”, justificam os seus autores.