cm-condeixa.pt / notícias / 144 condeixenses apoiados na compra de medicamentos
03 de Janeiro de 2022

144 condeixenses apoiados na compra de medicamentos

O Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Condeixa e a Associação Dignitude, já apoiou 144 beneficiários residentes no concelho de Condeixa-a-Nova na compra de medicamentos.

Em vigor desde 2018, com a adesão de todas as farmácias do concelho de Condeixa-a-Nova, o Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento tem como objetivo garantir o acesso a medicamentos por parte de munícipes que se encontrem numa situação de vulnerabilidade socioeconómica e que os impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, não podendo a capitação do rendimento per capita do agregado familiar ultrapassar 70% do IAS (Indexante de Apoios Sociais).

Por cada munícipe referenciado, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova comparticipa com 100 euros por ano. As candidaturas decorrem ao longo do ano na Unidade de Ação Social e Saúde da autarquia condeixense.

A Associação Dignitude está, entretanto, a promover a Campanha Solidária de Natal “Dê Troco a Quem Precisa” nas farmácias aderentes ao Programa ABEM: Rede Solidária do Medicamento.

A totalidade dos donativos recolhidos serão convertidos em saúde ao serem integralmente incorporados no Fundo Solidário ABEM, exclusivamente utilizado para a aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde para os beneficiários do programa.