cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa com orçamento de 20 milhões de euros em 2022 e redução de IMI para as famílias
21 de Dezembro de 2021

O Município de Condeixa-a-Nova terá em 2022 um orçamento de cerca de 20 milhões e 536 mil euros, representando um acréscimo de 6,89% face ao orçamento do ano anterior.

O documento foi já aprovado pela Assembleia Municipal, na passada quinta feira, com os votos a favor do PS, CDU e BE e os votos contra do PSD e Chega.

A ampliação da Zona Industrial, a beneficiação do Museu Monográfico de Conimbriga e a execução da Estratégia Local de Habitação são alguns dos investimentos mais marcantes previstos nas Grandes Opções do Plano, quer financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) ou pelo Portugal 2020.

“O Orçamento para 2022 caracteriza-se pelo rigor, realismo e prudência necessários à estabilidade orçamental do Município de Condeixa-a-Nova, permitindo a consolidação das suas contas. Todavia, não descorámos a ambição de continuar a proporcionar aos munícipes as melhores condições de vida, de consolidar o desenvolvimento económico e social do concelho e de reforçar a coesão territorial”, destaca Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Refira-se que o Orçamento assegura o cumprimento da regra do equilíbrio orçamental, gerando um excedente de 18.500 euros da diferença entre a receita corrente e o somatório da despesa corrente com o valor médio das amortizações de empréstimos de médio e longo prazo. Do lado da receita, o Município de Condeixa continuará a abdicar da cobrança de receitas que legalmente tem direito, em benefício dos munícipes e operadores económicos.

Em 2022, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai manter-se no mínimo de 0,3% (taxa máxima é de 0,45%), o que significa que o Município abdica de cobrar cerca de 795 mil euros, em benefício dos condeixenses. Além disso, as famílias com filhos terão ainda reduções no montante do IMI a pagar, sendo que no próximo ano a medida será alargada aos agregados com 1 filho. As reduções serão de 20 euros para as famílias com um descendente, 40 euros para quem tem 2 filhos e de 70 euros para quem tem 3 ou mais filhos. Significa isto que as famílias com filhos vão pagar menos 45 mil euros de IMI.

Por outro, mantém-se o apoio às pequenas empresas, elemento fundamental no desenvolvimento económico do concelho, isentando-as de derrama, cujo volume de negócios no ano anterior não tenha ultrapassado os 150 mil euros.

“Em paralelo com esta medida, vamos manter a estratégia de captação de investimento empresarial que temos vindo a implementar, sustentada sobretudo no programa GO INVEST, que tem sido um enorme sucesso permitindo sediar em Condeixa novas empresas de setores diversificados. Para além disso, vamos acelerar a ampliação da Zona Industrial Ligeira, estando previsto para o próximo ano um investimento de cerca de 4700 euros para aquisição de terrenos e infraestruturação”, acrescenta Nuno Moita.

O presidente da Câmara destaca ainda que, para além dos investimentos previstos para 2022, as Grandes Opções do Plano definem “montantes significativos para o contínuo desenvolvimento do concelho ao longo deste mandato”.

Até 2025, estão inscritos 5,7 milhões para a conclusão do restauro da muralha de Conimbriga, obras no Museu Monográfico de Conimbriga e instalação da rede wifi em Conimbriga, 4,7 milhões para o alargamento da Zona Industrial Ligeira, 1,8 milhões de euros para a execução da Estratégia Local de Habitação e cerca de 1 milhão de euros para a Ligação em modos suaves PO.RO.S – Conimbriga.

Em 2022 prevê-se arrecadar cerca de 3,2 milhões de euros provenientes de financiamentos nacionais e comunitários necessários à concretização de investimentos e iniciativas desenvolvidas.