cm-condeixa.pt / notícias / Ministra da Cultura anuncia 5,2 milhões de investimento em Conimbriga
15 de Novembro de 2021

Ministra da Cultura anuncia 5,2 milhões de investimento em Conimbriga

Na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, o Município de Condeixa contratualizou na passada sexta feira 5,2 milhões de euros de investimento a executar em Conimbriga até 2025, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A cerimónia de assinatura dos contratos revestiu-se de um caráter “histórico”, reconheceu a ministra da Cultura, Graça Fonseca, sublinhando que o PRR surgiu como uma “oportunidade única para realizar este investimento”.

Os contratos interadministrativos de cooperação foram assinados com a Direção Regional de Cultura do Centro e o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais e referem-se à execução de intervenções de valorização e de transição digital das redes culturais, através da modernização tecnológica, a realizar no Museu Monográfico de Conimbriga.

“A concretização deste investimento, no âmbito do PRR, é um ato de justiça em relação a um património histórico extraordinário que distingue Condeixa mas também o país. É uma obra há muito esperada que prevê a remodelação do museu, nomeadamente a valorização das áreas de reserva, de exposições temporárias e oficinas, melhoria das acessibilidades, sistemas elétricos, segurança e iluminação e redes wifi”, destacou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

Um dos contratos prevê um montante máximo de € 5.010.500 euros para intervenções de valorização a executar no Museu Monográfico, sendo objeto de posterior contrato de financiamento com o Fundo de Salvaguarda do Património Cultural (FSPC), nos termos regulamentares aplicáveis à execução do PRR.

Um segundo contrato, no valor de € 200.000, refere-se à execução de projetos de instalação de cobertura wifi no Museu Monográfico de Conimbriga, que venham a ter financiamento através dos instrumentos financeiros do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Ao Município de Condeixa caberá, entre outras ações, promover e contratar todos os projetos de execução, bem como a sua revisão e fiscalização, respeitantes às intervenções a realizar.