cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa quer áreas ajardinadas mais amigas do ambiente
10 de Novembro de 2021

Condeixa quer áreas ajardinadas mais amigas do ambiente

O município de Condeixa está a adaptar o espaço público às alterações climáticas, através da reconversão das áreas ajardinadas, com a introdução de espécies rústicas autóctones, de baixo consumo de água e mais resistentes a pragas e doenças.

“Os investimentos na sustentabilidade, nomeadamente ambiental, serão uma das nossas prioridades neste mandato e este projeto representa mais um contributo para a adaptação gradual do espaço urbano, tornando-o mais resiliente aos impactos das alterações climáticas, como sejam ondas de calor, secas, cheias e fogos florestais, que, como sabemos, são cada vez mais frequentes e com maior intensidade”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

À intervenção já iniciada na Praça Conde Ferreira e Rotunda Padre Bento Menni, segue-se a requalificação da Rotunda Condeixa-a-Velha e área envolvente e das duas Rotundas do nó da Faia, numa operação que deverá estar concluída até final do ano.

Esta intervenção, no valor 108.483,78 euros, integra o projeto “Demonstração e Inovação para Adaptação às Alterações Climáticas na Região de Coimbra”, financiado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e Portugal 2020, e resulta de uma candidatura efetuada pelo município em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, sendo comparticipado em 75% pelo Fundo de Coesão.

A requalificação destes espaços verdes urbanos permite otimizar a gestão do recurso água, através da implementação de uma seleção de espécies – arbóreas, arbustivas e herbáceas – mais resistentes ao stress hídrico e da implementação de soluções de rega mais eficientes. Com o mesmo objetivo, está ainda prevista a redução ou eliminação das atuais áreas relvadas e a sua substituição por áreas de cobertura de solo com revestimentos naturais e/ou inertes.

Preço com IVA: 108.483,78€
Prazo: 180  + 30 dias