cm-condeixa.pt / notícias / Habitação marca primeiro ato público de Nuno Moita após tomada de posse
18 de Outubro de 2021

Habitação marca primeiro ato público de Nuno Moita após tomada de posse

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, recebeu da Rede Europeia Anti-Pobreza um objeto simbólico de reconhecimento do papel da autarquia na implementação da nova geração de políticas de habitação.

A ação, que se realizou hoje nos Paços do Concelho, foi o primeiro ato público de Nuno Moita enquanto presidente da Câmara de Condeixa, reeleito nas Autárquicas de 26 de setembro e onde tomou posse no passado sábado.

Assinalando o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-Pobreza vai lançar uma Campanha Nacional de Sensibilização sobre o Direito à Habitação. Neste âmbito, aquela organização não governamental vai proceder à entrega de um objeto simbólico ao presidente da Câmara, um tijolo em miniatura acompanhado de uma mensagem, “valorizando o papel imprescindível que têm atualmente na implementação da nova geração de políticas de habitação, e manifestando a nossa total disponibilidade para colaborar quer na implementação da estratégia local de habitação quer no objetivo comum do combate à pobreza”.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Condeixa aprovou, em março último, a Estratégia Local de Habitação (ELH) de Condeixa, documento orientador em matéria de habitação social para os próximos cinco anos e onde o Município se propõe investir perto de dois milhões de euros na criação de novas habitações sociais e na melhoria de fogos já existentes.

Através dos apoios do programa governamental “1º Direito”, a Estratégia Local de Habitação de Condeixa estima ainda que os privados possam intervir na melhoria das condições das suas habitações, diagnosticadas em situação de carência, investindo perto de 5,5 milhões de euros, com recurso àquele programa de financiamento.

Outra das medidas mais relevantes é a ativação do mercado de arrendamento em Condeixa-a-Nova através do reforço de imóveis no mercado de arrendamento acessível, tendo em vista a fixação e retenção de população residente, através do acesso a financiamento disponível para o efeito. Medidas de apoio ao arrendamento ou comparticipação social ao arrendamento habitacional também serão avaliadas.