cm-condeixa.pt / notícias / Museu PO.RO.S representado na Bienal Ibérica de Património Cultural
15 de Outubro de 2021

Museu PO.RO.S representado na Bienal Ibérica de Património Cultural

O presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, esteve presente na abertura da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, que decorre até domingo em Leiria, evento onde o Museu PO.RO.S está presente, enquanto expositor.

“Com o levantamento das restrições associadas à pandemia contamos retomar a calendarização de estratégias promocionais, como a presença em feiras setoriais e outros eventos, para continuar a afirmar o Museu PO.RO.S como um equipamento cultural de referência nacional e europeu”, declarou Nuno Moita, presidente da autarquia.

Vencedor do prémio “Heritage in Motion”, atribuído em 2018 pela Academia Europeia de Museus, o PO.RO.S – Portugal Romano em Sicó foi ainda nomeado, em finais de 2020, para o prémio “Museu Europeu do Ano”, o EMYA – “European Museum of the Year Award”, pelo Fórum Europeu dos Museus.

Localizado em Condeixa-a-Nova e inaugurado em 2017, o museu PO.RO.S é um espaço museológico inovador e interativo que se relaciona com o imponente património arqueológico de Conimbriga e que proporciona ao visitante uma surpreendente viagem no tempo, através de sofisticados sistemas multimédia e da interação com ambientes virtuais, recuando mais de 2000 anos para melhor conhecer e compreender a época romana. A sua exposição permanente desdobra-se em diversos núcleos temáticos que convidam a descobrir e a repensar o legado do Império Romano.

O Museu PO.RO.S é um dos expositores da AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural, evento considerado de referência do setor do património cultural, ponto de encontro privilegiado e fórum de debate para profissionais e instituições.

A decorrer até domingo no centro histórico de Leiria, sob o tema Jovens e Património, a bienal AR&PA é organizada pela Spira - revitalização patrimonial, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Economia e dos Negócios Estrangeiros, a Junta de Castilla y León - co-promotor espanhol – e a Fundação Millennium Bcp. Conta ainda com o Alto Patrocínio da Presidência da República e com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO.

Refira-se ainda que a AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural é membro fundador da HERIFAIRS - Rede Europeia de Feiras do Património, contando com a presença de entidades e profissionais de Espanha, Itália, Áustria, Turquia e Bélgica.