cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa distribui fruta aos alunos do 1º ciclo para promover alimentação saudável
28 de Setembro de 2021

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova iniciou, recentemente, a distribuição de fruta pelos alunos do 1º ciclo para promover e incentivar hábitos de consumo mais saudáveis.

No âmbito do regime europeu de distribuição de fruta nas escolas, o Município apresentou candidatura ao Regime Escolar do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), propondo-se contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos mais saudáveis e benéficos para a saúde das populações mais jovens.

Este programa tem como intuito sensibilizar, junto dos alunos e suas famílias, para a importância da inclusão de mais fruta e produtos hortícolas na dieta alimentar, reduzindo assim os custos associados a regimes alimentares menos saudáveis.

A sua distribuição continuará ao longo do ano letivo, numa frequência de 2 peças de fruta por semana, aos alunos do 1º ciclo de todos os estabelecimentos de ensino da rede pública do concelho.

A fruta e produtos hortícolas como a maçã, pera, clementina, tangerina, cereja, banana, ameixa, pêssego, cenoura “bebé” e tomate-cereja irão ser distribuídas (de acordo com a sazonalidade), de forma rotativa e devidamente planeada pela Divisão de Educação do Município.

No sentido de garantir a eficácia do Regime Escolar, o programa contempla também a aplicação de medidas educativas de acompanhamento como atividades lúdicas e pedagógicas, realizadas no meio escolar, que visam o desenvolvimento de competências de alimentação saudável e o conhecimento das origens dos produtos agrícolas.

Esta iniciativa pretende abranger cerca de 470 alunos do 1º ciclo do ensino básico e não substitui programas já existentes, como o do leite escolar, nem a distribuição de fruta nas refeições escolares.