cm-condeixa.pt / notícias / JORGE SAMPAIO, AUTARCA, ESTADISTA, HOMEM DE CAUSAS E UTOPIAS
10 de Setembro de 2021

JORGE SAMPAIO, AUTARCA, ESTADISTA, HOMEM DE CAUSAS E UTOPIAS

A Câmara Municipal de Condeixa vem exprimir o mais profundo pesar pela morte do notável cidadão e grande humanista, defensor das grandes causas que foi o Dr. Jorge Sampaio.

A sua longa e multifacetada carreira cívica e política fala por si: Presidente da República numa fase complexa da vida do País, sempre na defesa de uma maior coesão territorial e de uma sociedade mais igualitária, mas também um ativo defensor do poder local, ou não tivesse sido igualmente um marcante presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Foram mais de trinta anos de vida dedicada ao País, à Democracia e aos Direitos Humanos.

Um envolvimento cívico que começa na juventude com a oposição ao Estado Novo e a participação nas lutas estudantis. E que continua na vida profissional quando enquanto advogado se destacou na defesa dos presos políticos.

Por tudo isto, cumpre-nos homenagear o cidadão exemplar que considerava que a Liberdade e a Democracia são uma conquista permanente. É também o tempo de seguir o exemplo de um humanista insatisfeito que se afirmava “prisioneiro da ansiedade por um futuro melhor "

Nuno Moita da Costa
Presidente da Câmara Municipal de Condeixa