cm-condeixa.pt / notícias / Recriação histórica das invasões francesas regressa a Condeixa
05 de Setembro de 2021

Recriação histórica das invasões francesas regressa a Condeixa

A quarta edição da recriação das Invasões Francesas em Condeixa terá lugar no próximo dia 11 de setembro, na aldeia da Fonte Coberta, onde em 1811 ocorreu o confronto entre o exército francês e as tropas luso inglesas, que voltará a ser encenado.

A performance decorrerá no âmbito do projeto RE-EXISTIR - visitas performativas, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

A encenação tem por base o episódio histórico ocorrido a 14 de março de 1811, no lugar de Casal de Novo, quando a retaguarda do exército francês, na sua retirada de Portugal, foi atacada por tropas luso inglesas. No entanto, antes de aí chegarem fizeram todo um percurso pelo concelho de Condeixa que teve outro momento trágico que foi o incêndio da vila de Condeixa-a-Nova.

De acordo com o programa desta edição do “Circuito das Invasões”, o público partirá de autocarro da Praça do Município, pelas 10h30, para o Casal Novo onde a recriação histórica, relacionada com o acampamento das tropas francesas, começará pelas 11 horas, seguindo-se um desfile dos recriadores pela aldeia da Fonte Coberta.

O passeio turístico de autocarro parte depois para o Conimbriga Hotel do Paço, onde decorrerá um almoço. Pelas 17 horas está prevista a apresentação do Grupo de Recriação Histórica de Condeixa, culminando a jornada com a exibição do filme/documentário “A Primeira Linha de Wellington”.

A lotação é limitada às primeiras 35 inscrições que devem ser feitas para o número de telemóvel 933391581 até ao dia 8 de setembro.