cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa alerta para abandono ilegal de resíduos
01 de Setembro de 2021

Condeixa alerta para abandono ilegal de resíduos

A Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova continua atenta e preocupada com a crescente prática de abandono de resíduos em espaços públicos, que além de denotarem a falta de civismo de quem os pratica, polui o concelho e prejudica a sua imagem.

Nesse sentido, os serviços urbanos do município efetuaram hoje mais uma intervenção de remoção de resíduos de diversas tipologias, alguns de natureza perigosa, que ultimamente vinham sendo amontoados junto do viaduto da A1, no limite da freguesia de Sebal e Belide (Avenal) e a localidade de vila pouca. Esta intervenção de limpeza foi precedida de apresentação de queixa crime junto da GNR, tendo por isso sido necessário aguardar a realização de perícias de investigação, no sentido de permitir a recolha de informação útil que possibilite averiguar a identificação dos presumíveis autores do crime ambiental.

De referir que apesar de este local pertencer ao concelho de Condeixa-a-Nova, a recolha de resíduos urbanos nas habitações próximas tem sido assegurada pelo município de Coimbra uma vez que o abastecimento de água é aqui também realizado por este concelho. Por esse motivo, o contentor que há anos se encontrava no local até há pouco tempo, pertencia ao município de Coimbra.

Face a esta problemática, é essencial desenvolver procedimentos que desincentivem a reincidência de tal prática, pelo que se apela ao dever cívico de todos para participar eventuais despejos ilegais a que assistam neste ou noutros locais do concelho.

O Município relembra ainda que tais ações além de prejudicarem o ambiente, são proibidas e puníveis com multa:

– Lançar, despejar ou abandonar quaisquer resíduos urbanos fora dos recipientes destinados à sua deposição;

– Depositar os resíduos de forma não acondicionada ou acondicionados de forma insalubre e não hermética, permitindo o espalhamento na via pública;

– A descarga e/ou abandono de resíduos na via pública ou em qualquer área do Município, pública ou privada;

Desta forma, o Município apela à população para não abandonar resíduos e alerta para o aumento da fiscalização destas ações, de onde podem resultar multas desde dos 150 aos 1500 euros no caso de pessoas singulares, e de € 1.250 a € 22.000, no caso de pessoas coletivas.

Para mais informações, consultar o regulamento municipal do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana em: