cm-condeixa.pt / notícias / Sondagens arqueológicas em Conimbriga revelam enorme potencial patrimonial
28 de Julho de 2021

Sondagens arqueológicas em Conimbriga revelam enorme potencial patrimonial

Os mais recentes trabalhos arqueológicos realizados em Conimbriga, no concelho de Condeixa-a-Nova, revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, com “enorme potencial patrimonial e museológico”.

As investigações na estação arqueológica romana de Conimbriga decorreram ao abrigo do Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia (PIPA), intitulado CONIMBRIGA MMXX – Avaliação do potencial científico do Vale Norte de Conimbriga, liderado pelo arqueólogo Ricardo Costeira da Silva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pelo Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional, com o apoio da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que financiou a alimentação e alojamento dos estudantes envolvidos no projeto.

“É fundamental prosseguir os trabalhos de investigação sobre um dos achados arqueológicos romanos mais importantes do país e, nesse sentido, estaremos sempre disponíveis a apoiar todos os projetos que favoreçam a realização de novas escavações, iniciadas há mais de um século, e novas pesquisas que promovam o conhecimento e a conservação do património de Conimbriga”, sublinha Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova.

Os trabalhos arqueológicos incidiram na fachada Norte da Casa dos Repuxos e revelaram “singulares índices de preservação das estruturas arqueológicas identificadas”, resultando “num diagnóstico muito revelador do enorme potencial patrimonial e museológico de todo o designado vale norte, que geomorfologicamente converge no sentido de Condeixa-a-Velha”, adiantou Vítor Dias, diretor do Museu Monográfico de Conímbriga.

Todos os parceiros institucionais do projeto se congratulam com a profícua parceria e com as proveitosas semanas de formação e aprendizagem proporcionadas aos alunos do Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Os resultados académicos serão oportunamente divulgados.