cm-condeixa.pt / notícias / Casa Museu Fernando Namora comemora 31º aniversário
30 de Junho de 2021

Casa Museu Fernando Namora comemora 31º aniversário

Há 31 anos, numa cerimónia que contou com a presença do então Presidente da República, Mário Soares, e de outras destacadas personalidades, era inaugurada a Casa Museu Fernando Namora, com a missão de perpetuar o nome e a obra do escritor, falecido cerca de um ano antes. Abria-se, dessa forma, uma espécie de vida segunda para a casa que o vira nascer, a 15 de abril de 1919.

Enquanto espaço museológico, a Casa integra uma vasta coleção oferecida pelos familiares do escritor à Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, que se encontra organizada e disposta em vários núcleos expositivos.

Responsável por uma sólida programação cultural, a Casa Museu tem vindo a assumir-se também como um centro de referência dos estudos namorianos.

Em 1996, num ato cultural de grande significado, a Casa Museu lançava o primeiro número da revista Algar, cujo 25.º aniversário se assinala precisamente este ano. Por conseguinte, no próximo dia 24 de julho, integrado no programa das comemorações do Dia do Município, será feito o lançamento do número 8 da Algar, Revista de Cultura.