cm-condeixa.pt / notícias / Agrupamento de Escolas de Condeixa premiou alunos brilhantes
24 de Junho de 2021

Agrupamento de Escolas de Condeixa premiou alunos brilhantes

Os alunos que se distinguiram nas mais diversas áreas do conhecimento foram homenageados durante uma cerimónia de entrega de prémios que decorreu na passada terça-feira no claustro exterior da Escola Básica 2/3 de Condeixa-a-Nova.

Com a presença do presidente da Câmara Municipal de Condeixa, Nuno Moita, da vereadora da Educação, Liliana Pimentel e do diretor do Agrupamento de Escolas, Avelino Santos, foram distinguidos os alunos vencedores dos concursos de escrita criativa “Contos Mínimos, Terror ao Máximo”, de escrita argumentativa “Read & Stand Up: levanta-te por uma causa”, de oratória, de poesia, de estatística, de literacia financeira “European Money Quizz”, de literacia de informação “Oeiras Internet Challenge” e do Concurso Nacional de Leitura. Foram ainda reconhecidos os melhores leitores de 2019/20, bem como as jovens que participaram na edição 2019/21 do programa Parlamento Jovem.

Durante a cerimónia decorreu ainda a apresentação pública do projeto internacional “Viajar com Livros”, uma iniciativa que, desde 2019 e sem financiamento, tem permitido a criação de bibliotecas escolares em Cabo Verde e promovido a importância do livro e da leitura.

Trata-se de um projeto inovador de promoção de leitura, com raízes em dois continentes, coordenador por Sofia Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Universidade de Cabo Verde, e que conta com o apoio do Município de Condeixa-a-Nova e da Rede de Bibliotecas de Condeixa, entre outras entidades.

A IV edição do projeto, por força da pandemia, impôs uma reinvenção e permitiu a realização de várias sessões de leitura de histórias, em formato online, com uma rede de mais de 60 contadores, assentes no mote “Ler é ganhar asas para o mundo!”.