cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa Foodlab acolhe acções de formação
09 de Junho de 2021

Condeixa Foodlab acolhe acções de formação

Workshops irão decorrer em Junho e Julho e realçam ossabores portugueses, apostando em novas técnicas sem desvirtuar o produto

Volvida pouco mais de uma semana desde a inauguração d’A Escola - Condeixa FoodLab, um espaço onde se pretende promover «a inovação e o futuro da gastronomia e do turismo da região», tal como afirmou Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa, o Plano de Actividades para os meses de Junho e Julho foi ontem apresentado.

Promover a inovação, aliada à valorização dos produtos endógenos da região, é a principal missão deste espaço que nasce no âmbito do projecto “Tourism Creative Factory”, numa cooperação entre a Câmara Municipal de Condeixa, o Turismo de Portugal, através da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), e a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra. Assim, é intenção das entidades envolvidas na dinamização e criação da Condeixa Foodlab desenvolver «workshops e acções de formação, dirigidas quer a profissionais e empresas, que são os primeiros beneficiários deste projecto, quer ao público em geral», começou por explicar José Luís Marques, director da EHTC.

No mês de Junho todas as acções de formação previstas têm como destinatários os profissionais do sector da restauração e turismo, com o primeiro workshop “Cocktails e bebidas compostas”, ministrado pelo formador Eduardo Vicente, a acontecer no próximo dia 17. Segue-se a “Harmonização de vinhos e produtos locais” a 23 de Junho e “Espumantes da Região de Coimbra: princípios e prova”, no dia 28 deste mês, ambos dinamizados por Paulo Pechorro. Com um horário adequado às “exigências” do sector, estes três workshops para profissionais realizam-se das 15h30 às18h30 e são gratuitos.

Em Julho, A Escola - Condeixa Foodlab acolhe outros três momentos formativos, desta feita abertos a todos os interessados: “Tapas e petiscos de Verão” a 7 de Julho e “Sala-das criativas” a 14 de Julho, pela mão do formador Jorge Fernandes. Segue-se “Frutas & Companhia: sumos, batidos e cocktails” a 21 de Julho, ministrado por Eduardo Vicente. Cada participação tem o custo de 25 euros, decorrendo em horário pós-laboral, das 18h00às 21h00. Os seis workshops são limitados a 12 pessoas, com inscrições em “academiadigi-tal.turismodeportugal.pt”.

Em Junho e Julho estão previstos seis workshops presenciais na Escola - Condeixa Foodlab, com duração de três horas cada

Está ainda prevista a realização, na próxima terça-feira, dia 15, de uma sessão de esclarecimento sobre “Certificação Escolar e Profissional - Centro Qualifica”, das 10h00 às 19h00, e é ambição a realização nesta Escola da “Summer School - cozinha, bar e animação”, a 28, 29 e 30 de Julho, quatro horas por dia, destinada a jovens dos 12 aos 16 anos (20 vagas) e comum custo de 60 euros.

Demonstração exemplifica eventos que irão decorrer

DESAFIO «Quem participar nestas iniciativas vai conhecer o produto e confeccioná-lo. Queremos que saiam daqui preparados para executar os pratos nas suas casas», sublinhou o chefe Emanuel Faria, na demonstração que decorreu ontem na Condeixa Foodlab. Antes da conferência de imprensa de apresentação do plano de actividades, jornalistas e representantes das entidades parceiras deste projecto foram desafiados a “colocar a mão na massa”, seguindo-se a degustação desses produtos, confeccionados com produtos regionais, como o cabrito, o mel, a broa, o queijo do Rabaçal e a escarpiada.

«Neste momento estão previstas sessões até Novembro de 2021, com vários destinatários, bem como sessões de informação, aulas abertas em áreas distintas, e ainda abordadas a questão das marcas alimentares e daquilo que vão ser os alimentos do amanhã», referiu Jorge Brito, secretário executivo da CIM - Região de Coimbra, que prontamente respondeu ao desafio proposto pelos chefes da Escola de Hotelaria de Coimbra.

Diário de Coimbra