cm-condeixa.pt / notícias / Aluna do Agrupamento de Escolas de Condeixa vence, pela 2.ª vez consecutiva, Concurso Nacional de Leitura
08 de Junho de 2021

Beatriz Diogo, condeixense e estudante do ensino secundário, revelou ser a melhor candidata da sua categoria, a 5 de junho, em Oeiras, na final da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

A iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que visa estimular o gosto e os hábitos de leitura, arrancou em Outubro de 2020 e compreendeu o apuramento nas fases Escolar/Municipal, Intermunicipal e Final, para quatro níveis de ensino (1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundário).

A jovem Beatriz demonstrou, ao longo de todo o percurso, e em palco, as suas capacidades extraordinárias no campo da leitura expressiva, da análise literária e da argumentação. Fatores pessoais que, potenciados pelo forte empenho e apoio da família, de professores, professoras-bibliotecárias e da equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa, lhe permitiram merecido destaque nacional.

E se já o poeta dizia que "Tudo vale a pena, se a alma não é pequena", confirma-se que vale mesmo a pena ler mais para ler melhor (os textos e o mundo).

A Câmara Municipal de Condeixa está neste momento a preparar um reconhecimento público à Jovem Beatriz Diogo. Daremos mais pormenores nos próximos dias.