cm-condeixa.pt / notícias / Espantalhos premiados em exposição no Jardim da Biblioteca Municipal
07 de Junho de 2021

Espantalhos premiados em exposição no Jardim da Biblioteca Municipal

De forma a assinalar a chegada da primavera e das inúmeras espécies voadoras que pontuam o céu durante a estação, é já hábito frequente o desafio lançado pela Biblioteca Municipal a pessoas singulares, instituições escolares e outras, na tentativa de recuperar a arte antiga de construção de espantalhos através de uma competição saudável, na que já é a 5º edição de um concurso muito acarinhado pela comunidade.

Faça chuva ou faça sol, permanecerão ali, imóveis, de vigia aos espaços exteriores até 13 de junho. O objetivo é quase sempre o mesmo: espantar as aves, simulando a presença do ser humano. E nesse ponto, há muito que roupas velhas e chapéu, trapos e palha deixaram de ser o principal elemento na construção de espantalhos. Na verdade, e num total de 24 figuras a concurso, é demais evidente a criativa utilização de materiais recicláveis que, em associação às formas mais ou menos rudes das figuras inanimadas, resultam em verdadeiras obras de arte.

Nesta edição, a preferência recaiu em dois formatos completamente distintos, mas sobretudo deveras originais na reinvenção funcional do reutilizável e/ou reciclável.

Os nossos parabéns ao coletivo de turmas da Escola Básica Nº 3 de Condeixa-a-Nova - Centro Educativo, nomeadamente ao 1.ºA, 1.ºB, 2.ºA, 2.ºB, 3.ºA, 3.º/4.ªD, 4.ºC (categoria escolas) e à APPACDM de Condeixa-a-Nova (categoria geral) pelos modelos únicos… e vencedores!