cm-condeixa.pt / notícias / Crianças do pré-escolar e 1º ciclo recebem livros no Dia Mundial da Criança
31 de Maio de 2021

Crianças do pré-escolar e 1º ciclo recebem livros no Dia Mundial da Criança

No Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova vai distribuir livros aos alunos do pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas.

Aos alunos do 1º ciclo serão oferecidos exemplares do livro “Vamos Pintar Cerâmica”, das autoras Carla Marques e Isaura Marques, que terá uma sessão de lançamento, para as turmas do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas, através da plataforma online Zoom no dia 1 de junho, pelas 9h15, a partir da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento com a presença das autoras e da vereadora da Educação, Liliana Pimentel.

Além da oferta do livro aos alunos, o Dia Mundial da Criança será ainda assinalado nas escolas do 1º ciclo com outras atividades, entre elas a pintura de peças de cerâmicas pelos alunos, oferecidas pela Estrela de Conímbriga Cooperativa Operária de Produção Cerâmica e Artística, C.R.L, entidade parceira doprojeto “Vamos Ceramicar” – Desenho Graúdo, do departamento curricular do 1ºciclo do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, que já está no segundo ano de implementação.

O projeto “Vamos Ceramicar” decorre da necessidade do desenvolvimento de habilidades manuais e a promoção da arte como saber cultural e estético, favorecendo a cultura e as tradições da comunidade de Condeixa, nomeadamente nas técnicas de pintura em cerâmica, do século XVII. A principal representação desta faiança é a do chamado "desenho miúdo" espontâneo, a azul ou colorido, com contornos finos, representando essencialmente paisagens com cenários no centro das peças, animais e canaviais. Com este projeto pretende-se que a comunidade escolar reconheça, valorize e divulgue a existência desta tradição secular.

Já no ensino pré-escolar, o Dia Mundial da Criança será celebrado com a oferta do livro de colorir “Servir Outra Gente com Amor”, da autoria da Associação S.O.G.A que irá desenvolver, ao longo do mês de junho, junto das crianças um conjunto de atividades que as motive desde cedo para a importância dos valores que estão na base da sua fundação.

Refira-se que a Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor, é uma Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com sede na Figueira da Foz, constituída com o objetivo de promover o desenvolvimento humano no mundo. Desde a sua constituição, no ano de 2015, que a associação tem privilegiado a ação humanitária na Guiné-Bissau, principalmente na Ilha de Soga, onde desenvolve projetos nas áreas da Educação, Saúde e Sustentabilidade.