cm-condeixa.pt / notícias / Casa do Povo Sebal inaugura obra vencedora do OP Condeixa
23 de Abril de 2021

Casa do Povo Sebal inaugura obra vencedora do OP Condeixa

Concluído mais um projeto do Orçamento Participativo (OP) de Condeixa, o presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita da Costa, inaugura este sábado, dia 24 de abril, as obras de remodelação e de retirada de amianto da Casa do Povo Sebal Grande.

A proposta de proceder à remodelação e a melhorias ambientais naquele edifício, da autoria do condeixense Rui Amado Oliveira, foi um dos projetos vencedores do OP Condeixa, na sua edição de 2014, encontrando-se executada.

Com um custo final de 61 mil e 500 euros, a empreitada procedeu à remoção da cobertura por empresa certificada na remoção de materiais com amianto e contemplou ainda o fornecimento e aplicação de chapa perfilada, lacada, sobre a estrutura existente, de teto falso acústico com isolamento em lã de rocha, fixado à estrutura existente, de luminárias de encastrar, a trabalhos de impermeabilização das coberturas planas e pinturas.

O amianto é uma substância que foi muito popularizada no passado no setor da construção civil mas que, entretanto, passou a ser proibida por apresentar riscos para a saúde das pessoas. Esse foi, de resto, o motivo principal da candidatura apresentada ao OP Condeixa por Raúl Amado Oliveira que pretendia ainda ver melhorada a estrutura do edifício para aumentar as valências e atividades a desenvolver através da criação de infraestruturas condizentes com as necessidades da população e coletividades da freguesia e/ou outras que desejem utilizar o espaço.

Refira-se que no âmbito do Orçamento Participativo, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova já concluiu um total de 12 projetos, num investimento global de 665 mil e 500 euros, encontrando-se em execução outros 10 projetos vencedores, no valor de 365 mil euros.

Entre as obras e projetos já executados encontram-se, nomeadamente, a remodelação e arrelvamento do Polidesportivo do Sebal, a requalificação do Pavilhão Venda da Luísa, o Complexo Desportivo para a Freguesia do Zambujal, as Bolsas de estudo Fernando Namora para alunos do ensino superior, “Sebal Mais de 770 Anos de História” – intervenção na igreja de S. Pedro, a requalificação das instalações do CDRC Sobreiro, a reabilitação e ampliação da sede do Agrupamento de Escuteiros 1035, entre outras.

Em breve deverão estar concluídos outros dois projetos vencedores do Orçamento Participativo, o Parque infantil da Praça do Município e a Igreja Matriz de Ega, “onde a história é perene!”.