cm-condeixa.pt / notícias / SÍTIOS MÁGICOS
20 de Abril de 2021

SÍTIOS MÁGICOS

Magia em Condeixa , Coimbra e Montemor!
Sítios Mágicos arranca a 24 e 25 de Abril com espetáculos de magia a decorrer simultaneamente nos três municípios.

Na sequência do protocolo firmado entre os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, o projecto “Sítios Mágicos”, aprovado pela CCDRC no âmbito do Aviso CENTRO-14-2020-12, garante uma efetiva programação itinerante e de abrangência intermunicipal, na área das artes performativas.

Com direção artística do mágico Luis de Matos, a programação estende-se ao longo de doze meses, é totalmente gratuita, inclui serviço educativo e aassenta no modelo de programação em rede, através da realização de eventos e ações ligadas ao património. O projecto visa igualmente dinamizar o turismo interno e as economias locais envolvendo as populações de forma direta em experiências artísticas e culturais.

Contribuindo para o apoio à retoma da confiança na vida social, através da sensibilização e promoção de forma a valorizar a participação cívica, a fruição cultural e patrimonial e a responsabilidade ambiental e social, pretende promover a imagem de uma região atrativa e segura, dinamizando o património cultural e natural, garantindo o acesso à cultura por todos os cidadãos e promovendo a criação de novos públicos.

Com todos os recintos, espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da DGS, bem como as normas previstas nos planos de contingência dos três municípios associados, a programação decorrerá aos longos dos próximos doze meses, é já a 24 e 25 de Abril que se inicia a programação de “Sítios Mágicos”.

Em Condeixa-a-Nova as acções decorreram no Palácio dos Figueiredos (Polo I da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova), nas Oficinas do Museu POROS, no Museu Monográfico de Conímbriga, na Casa Museu Fernando Namora, no Castellum de Alcabideque e nas Buracas do Casmilo.

Em Coimbra as acções decorreram na Sala da cidade (antigo refeitório do Mosteiro de Santa Cruz), nos Claustros do Mosteiro de Santa Cruz; Colégio de Nossa Senhora da Graça,, no Museu Municipal – Edifício Chiado, na Antiga Igreja do Convento São Francisco, na Biblioteca Joanina, no Colégio de Jesus, no Jardim Botânico e na Associação Académica de Coimbra.

Em Montemor-o-Velho as acções decorrerão no Castelo de Montemor-o-Velho, no Salão Nobre do Convento de Nossa Senhora do Carmo de Tentúgal e no Celeiro dos Duques de Aveiro.

Toda a programação amanhã disponível nos sites redes sociais das autarquias de Condeixa-a-Nova Coimbra e Montemor-o-Velho.