cm-condeixa.pt / notícias / Centro de vacinação de Condeixa preparado para administrar 500 vacinas por dia
10 de Fevereiro de 2021

Centro de vacinação de Condeixa preparado para administrar 500 vacinas por dia

O concelho de Condeixa tem pronto a funcionar o seu Centro Municipal de Vacinação contra a COVID-19, instalado no Pavilhão Teresa Vendeiro da Escola Básica nº 2 (Escola Amarela) e preparado para uma capacidade máxima de administração de cerca de 500 vacinas por dia.

“Estamos preparados para dar resposta a mais uma etapa do combate a esta epidemia. Disponibilizámos todos os meios que as entidades com competência na área da vacinação consideraram necessários para que, tão rápido quanto possível, possamos iniciar a recuperação do concelho. Em Condeixa está tudo pronto para receber as vacinas”, sublinha Nuno Moita da Costa, presidente da Câmara Municipal de Condeixa.

O autarca revelou ainda que “de modo a reduzir as falhas na convocatória para a vacinação desta fase a autarquia vai ainda colaborar na identificação dos idosos isolados que possam não estar referenciados pelos serviços de saúde e na atualização dos contactos dos idosos em geral”.

O espaço onde foi instalado o Centro Municipal de Vacinação foi adaptado às funções pela Proteção Civil da autarquia, num processo acompanhado pelo vereador do pelouro da Saúde, Carlos Canais, e pelas enfermeiras Joana Matias e Catarina Domingues do Centro de Saúde, sempre em articulação com o delegado de Saúde, Dr. Luís Boa Vida.

O local, de fácil acesso para veículos que transportem pessoas com mobilidade reduzida e ambulâncias de bombeiros, entrará em funcionamento logo que comece a vacinação, estimando-se que permaneça em funcionamento até ao final de todas as fases de vacinação.

O Centro Municipal de Vacinação de Condeixa está dividido em duas áreas principais, nomeadamente uma área de admissão dos utentes com cerca de 35 lugares, onde se farão os questionários epidemiológicos e onde estará instalado também um gabinete médico. Na nave principal estão instalados 6 espaços de vacinação e 90 lugares para recobro, havendo ainda 3 camas para apoio, podendo este número ser aumentado em caso de necessidade.

Além da criação do Centro Municipal de Vacinação e da identificação dos idosos, a Câmara de Condeixa tem ainda apoiado, com funcionários da autarquia, o rastreio epidemiológico dos casos positivos de COVID-19 do concelho de Condeixa-a-Nova, permitindo diminuir os atrasos nos contatos.

Os dados mais recentes sobre o número de novos infetados no concelho mostram um desagravamento da situação (71 novos casos em uma semana a 9 de fevereiro contra 203 registados a 29 de janeiro), o que, no entanto, não deve encorajar a um abrandamento dos cuidados a ter pela população, recomendando-se a manutenção das regras máximas de prevenção.