cm-condeixa.pt / notícias / Terapia da fala mantém-se para 24 crianças em teleconsulta
11 de Fevereiro de 2021

Terapia da fala mantém-se para 24 crianças em teleconsulta

Com o novo encerramento das escolas, devido ao agravamento da pandemia COVID-19 em Portugal, o Município de Condeixa-a-Nova, à semelhança do que tinha sido realizado em março de 2020, decidiu manter o apoio da terapia da fala aos alunos em intervenção através de teleconsulta e/ou tutoria.

As teleconsultas iniciaram no dia 25 de janeiro, encontrando-se a ser acompanhadas 24 crianças com necessidades ao nível de terapia da fala.

Esta abordagem à distância permite dar continuidade ao apoio prestado nas sessões de terapia da fala em contexto escolar através da manutenção dos exercícios e estratégias aplicadas ao longo do programa de reabilitação em curso, para que não exista uma regressão na intervenção.

Os alunos que não possam usufruir deste tipo de acompanhamento irão beneficiar de um apoio indireto, através de sessões de tutoria/orientações aos encarregados de educação. O principal objetivo prende-se com a partilha de técnicas e/ou estratégias que permitam dar continuidade ao trabalho desenvolvido.

O serviço gratuito de terapia da fala, promovido pela Câmara Municipal de Condeixa, foi introduzido em 2016 nas escolas do pré-escolar e 1º ciclo do concelho tendo em vista a prevenção, a avaliação, o diagnóstico e, posteriormente, a intervenção e o acompanhamento de crianças com dificuldades ao nível da comunicação, da linguagem oral e escrita, da fala, da motricidade orofacial, entre outras.