cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa promoveu ciclo de sessões online sobre parentalidade
09 de Fevereiro de 2021

Condeixa promoveu ciclo de sessões online sobre parentalidade

Ao longo dos últimos dois meses, a Câmara Municipal de Condeixa em parceria com o Núcleo Distrital de Coimbra da Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN Portugal) desenvolveu um primeiro ciclo de sessões sobre “Parentalidade Positiva”, em formato digital.

Praticar uma parentalidade positiva é, essencialmente, uma forma de promover assertivamente, a relação entre pais e filhos, tendo por pilares de atuação o respeito mútuo e, por conseguinte, construindo na criança uma educação baseada em princípios construtivos.

As sessões on-line tiveram como título principal “Parentalidade Positiva: 5 Passos para o Sucesso!” e foram dirigidas a pais, encarregados de educação e professores do Concelho de Condeixa, contando ao longo de dezembro de 2020 e janeiro de 2021 com uma participação de entre 15 a 20 pessoas, uma vez que as sessões são limitadas a um máximo de 20 participantes.

As sessões foram dinamizadas por Mafalda Branco, psicóloga com especialização em mediação escolar e mediação familiar, mediadora socioeducativa com experiência no trabalho direto com alunos e famílias e mãe de duas crianças.

Este ciclo de sessões decorreu no seguimento de um micro-projeto desenvolvido durante 2020, resultado de um trabalho articulado entre o Município de Condeixa, no âmbito da intervenção da Rede Social de Condeixa e o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal.

Esta metodologia de investigação ação procurou desenvolver no concelho uma intervenção de carácter sistémico com o objetivo de envolver as famílias e os diferentes profissionais e instituições dotando-os de ferramentas e instrumentos que facilitem a articulação entre os diferentes serviços locais e paralelamente promovendo uma melhor resposta aos múltiplos desafios que as famílias do Concelho enfrentam diariamente, através da aplicação de dinâmicas que se espera tenham contribuído para apoiar os pais que participaram nas questões abrangentes da parentalidade.

Atendendo ao sucesso da iniciativa e a outros pedidos a que não foi possível dar resposta por já estar completo o grupo de participantes desta primeira edição, espera-se iniciar em breve uma segunda edição destas sessões sobre “Parentalidade Positiva”.