cm-condeixa.pt / notícias / Condeixa entrega prémios aos vencedores das Olimpíadas de Matemática
04 de Fevereiro de 2021

Condeixa entrega prémios aos vencedores das Olimpíadas de Matemática

A Câmara Municipal de Condeixa premiou, recentemente, os alunos do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova vencedores da primeira fase das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática.

Trata-se de um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes desde o 1º ciclo ao ensino secundário que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

Colaborando neste objetivo, a Câmara de Condeixa decidiu atribuir prémios aos vencedores, tendo premiado os alunos Manuel Batista, do 5º ano (vencedor na categoria Pré-Olimpíadas), Cassiano Silva, do 6º ano (vencedor na categoria Júnior) e Ana Rita Coelho (vencedora na categoria A) com novas calculadoras, enquanto que Rafael Arieiro, do 10º ano e André Soares do 11º (vencedores na categoria B) receberam livros “Isto é Matemática”, dos autores Rogério Martins e Tiago da Cunha Caetano.

Estes prémios dizem respeito à primeira fase das Olimpíadas Portuguesas de Matemática (existem duas eliminatórias e uma final nacional), que se realizou em todas as escolas que manifestaram a intenção de participar, sendo a participação aberta a todos os alunos. De referir que as Pré-Olimpíadas, dirigidas a alunos do 5º ano de escolaridade e que pretendem despertar o interesse dos alunos para este tipo de concursos, têm apenas uma fase.

Promovido com a colaboração do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o concurso visa essencialmente criar, incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática, o treino na resolução de problemas, o conhecimento matemático e detetar vocações precoces nesta área do saber.

A segunda eliminatória da Olimpíadas, prevista para este início de ano, foi adiada pela Sociedade Portuguesa de Matemática, devido ao agravamento do quadro pandémico nacional, aguardando-se o seu reagendamento.