cm-condeixa.pt / notícias / Mensagem do Gabinete da Presidência - COVID-19
08 de Janeiro de 2021

Mensagem do Gabinete da Presidência - COVID-19

A evolução do estado pandémico nacional obrigou ao alargamento das medidas de confinamento municipal a todos os concelhos acima do nível moderado como forma de conter a dispersão da pandemia e reduzir os contágios em situação de contacto social.

O concelho de Condeixa-a-Nova, que se encontra em situação de risco muito elevado de contágio, registou nos últimos tempos um aumento do número de casos positivos, pela existência, por um lado, de surtos localizados em lares do concelho mas também na comunidade, com especial relevância para os agregados familiares.

Reforça-se o apelo a toda a população para que se proteja e cumpra as recomendações da Direção Geral de Saúde, no afastamento físico, na etiqueta respiratória, na utilização de máscara e de outras regras básicas a que agora se junta, novamente, o dever de confinamento.

Assim, e por decisão do Conselho de Ministros, devem ser observadas as seguintes restrições para este fim de semana de 9 e 10 de janeiro:
· Proibição de circulação na via pública a partir das 13h00
· Proibição de circulação entre concelhos entre as 23h00 do dia 8 de janeiro e as 05h00 do dia 11 de janeiro de 2021
· Encerramento dos restaurantes às 13h00

Esclarece-se que os dados sobre o número de casos registados no concelho de Condeixa-a-Nova hoje publicados correspondem ao intervalo de 11 de Março de 2020 a 08 de janeiro de 2021. A não publicação de dados durante as últimas semanas de tempo deveu-se a falta de informação do número de casos por parte das entidades oficiais ao Município.

Informa-se ainda que a Câmara Municipal vai reativar, como tem feito sempre que se verificam as regras mais restritivas de confinamento, o programa “Condeixa Come em Casa” que assegura o transporte e distribuição de refeições encomendadas aos restaurantes do concelho, como medida de apoio àquele setor.

Desde que começou a pandemia, a Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova tem feito um esforço hercúleo para assegurar a manutenção de todos os seus serviços, na sua missão de atender com eficácia e celeridade às necessidades dos munícipes. Seremos tão ou mais bem-sucedidos quanto maior for a colaboração e o comprometimento dos munícipes nos nossos objetivos comuns, de que se destaca a segurança sanitária de todos.

Não se deixe derrotar pelo desgaste do prolongamento das medidas de prevenção, evite descuidos, cumpra as regras de prevenção escrupulosamente. A atitude de cada um de nós contribui para o bem estar de todos, condiciona as nossas liberdades mas também as atividades económicas municipais.

“Todos somos agentes de Saúde Pública” continua a ser o desígnio e o mote para travar o agravamento desta pandemia.

Condeixa, 8 de janeiro de 2021

Nuno Moita da Costa