cm-condeixa.pt / notícias / COMUNICADO
06 de Dezembro de 2020

COMUNICADO

O Município de Condeixa voltou a integrar a lista dos concelhos de risco muito elevado de contágio de COVID-19, após a contabilização mais recente do número de casos ativos da doença nos últimos 14 dias, passando a cumprir medidas mais restritivas.

Apela-se, por isso, a toda a população para que cumpra rigorosamente todas as medidas de prevenção amplamente divulgadas, bem como as novas regras previstas para os municípios de maior risco, que entram em vigor às 00h00 do dia 9 de dezembro.

Entre as principais medidas restritivas estão o encerramento do comércio aos fins de semana a partir das 13 horas e, a partir dessa hora, o funcionamento dos restaurantes apenas através de entregas ao domicílio.

A circulação na via pública passa a ser proibida entre as 23 horas e as 5 horas nos dias de semana e a partir das 13 horas aos sábados e domingos.

Esclarece-se que os números de infectados e recuperados publicados semanalmente pelo Município são comunicados diretamente pelo Delegado de Saúde, podendo existir atrasos uma vez que a plataforma SINAVE (Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica) está em permanente atualização.

Refira-se que à data de hoje foram contabilizados 85 novos casos de COVID-19 nos últimos 15 dias no município de Condeixa-a-Nova, o que justificou a passagem para a lista de risco muito elevado de contágio.

Tal como vem sucedendo desde a primeira hora, a Câmara Municipal de Condeixa vai continuar a apoiar os mais afetados pelos impactos desta pandemia, nomeadamente o setor da restauração.

Assim, nos próximos dois fins de semana a autarquia vai reativar o programa “Condeixa Come em Casa” que assegura o transporte e distribuição de refeições encomendadas aos restaurantes do concelho, como medida de apoio à dinamização da atividade daquele setor. Os pedidos de encomenda de refeições, assim como a definição da morada de entrega e o método de pagamento, devem ser efetuados diretamente pelo consumidor aos restaurantes. O transporte deve ser solicitado apenas e só pelos restaurantes à Câmara Municipal, através do número de telemóvel 963596663, procedendo-se de imediato à operacionalização do serviço de entrega ao domicílio.

Recorda-se que no âmbito do combate à pandemia, a autarquia tem atuado em diversas frentes, nomeadamente através da atuação da Equipa de Intervenção Direta, da distribuição de material de proteção individual aos profissionais de saúde e funcionários das IPSS do concelho, comerciantes e população em geral, da instalação de acrílicos de proteção nas escolas e nas viaturas dos taxistas, da administração da vacina da gripe aos cidadãos de maior risco, do apoio aos comerciantes da campanha de Natal e aos restaurantes na distribuição de refeições.

Apela-se aos cidadãos que cumpram com elevado civismo e responsabilidade as regras definidas a cada momento para combater a disseminação da doença, de forma a que tão rápido quanto possível seja possível aliviar as medidas de restrição aplicáveis aos municípios de risco de contágio mais elevado.

6 de dezembro de 2020
Nuno Moita da Costa